Boni Miranda / Bonito Informa | 22 de setembro de 2011 - 08:47

Equipes da área de Saúde recebem treinamento para operar a nova UTI Móvel

Cerca de 30 trinta pessoas, entre médicos, enfermeiros, auxiliares e motoristas, participaram do treinamento realizado no dia 15 de setembro, ..

Conde

Cerca de 30 trinta pessoas, entre médicos, enfermeiros, auxiliares e motoristas, participaram do treinamento realizado no dia 15 de setembro, quinta-feira, no Hospital Darci João Bigaton para capacitação na utilização da nova UTI Móvel existente no município.

O treinamento foi ministrado por Carlos Ricci, gerente da qualidade da Rontan, empresa que produz o equipamento. Ele abordou o funcionamento da parte técnica, operacional e de condução do veículo, incluindo a área médica, no tocante á utilização dos equipamentos de socorro disponíveis.

A ambulândia, modelo Fiat Ducato Maxi, foi doada à Prefeitura Municipal pelo engenheiro, industrial e pecuarista José Carlos Bolzan, domiciliado em São Paulo, que mantém fazendas e interesses relacionados ao agronegócio em Bonito e Bela Vista. Bolzan foi homenageado em 2010 pela Assembléia Legislativa com o título de cidadão sul-mato-grossense e neste ano recebeu da Câmara Municipal o título de Cidadão Bonitense.

A UTI Móvel está equipada com todos os aparelhos necessários aos atendimentos de urgência, emergência e resgate, entre eles, cardioversor, desfibrilador, bomba de infusão, ventilador pulmonar e aspirador, além de contar com maca retrátil, cadeira de rodas, duas pranchas para imobilização do paciente (adulto e infantil) e dois estojos com ferramentas cirúrgicas diversas. 

O veículo tem perfil semelhante ao da ambulância SAMU, adquirida pelo governo federal para as principais capitais do país, com tecnologia de ultima geração incluindo equipamentos como o sinalizador Wid-tech com leds, exportado para os EUA obedecendo a rígidos padrões internacionais de qualidade.

De acordo com o agrônomo Vidanês Cândido da Silva, responsável pelas atividades de agronegócio de José Carlos Bolzan em Bonito e na região, a doação da ambulância foi feita em virtude de uma experiência do empresário com o hospital Darci Bigaton no ano passado.  “Em visita aqui com a família, o neto dele teve um problema, nada muito grave, mas precisou ser atendido no hospital e foi bem atendido pela médica Denise Lacerda, pediatra do município. Ele se sentiu motivado a colaborar com a cidade”, explicou.

Segundo o prefeito José Arthur Figueiredo, no momento estão sendo providenciados os documentos e o seguro do veículo, que será entregue oficialmente á população no próximo dia 2 de outubro, dia do aniversário da cidade.