Folha.com | 21 de setembro de 2011 - 09:47

Governo vai lançar plano para beneficiar deficientes físicos

A ministra Tereza Campello (Desenvolvimento Social) afirmou nesta terça-feira que o governo lançará um plano para beneficiar pessoas com deficiências físicas.

"Proximamente, vamos estar lançando um plano sobre pessoas com deficiência, envolvendo um conjunto de outras ações para além de transferência de renda. Vai ser lançada pela presidente Dilma e envolve o conjunto de outros ministérios do governo", disse.

 A afirmação foi feita após Campello apresentar no Senado o andamento do Brasil sem Miséria, que visa erradicar, até 2014, a pobreza extrema no país, principal aposta de Dilma Rousseff.

Sem dar detalhes, a ministra disse apenas que o plano vai "atingir fundamentalmente as pessoas [deficientes] pobres e extremamente pobres", relacionando-se assim com o programa para acabar com a miséria.

Hoje, portadores de deficiências com rendimento individual mensal inferior a um quarto de salário mínimo e impedidas de trabalhar têm direito de receber o BPC (Benefício de Prestação Continuada), que dá um salário mínimo mensal. Idosos na mesma situação econômica também podem ganhá-lo.

APRESENTAÇÃO

Durante a apresentação no Senado, Ana Fonseca, secretária extraordinária para erradicação da pobreza extrema, que acompanhou Campello, elogiou a união entre o governo federal petista e a administração estadual tucana de São Paulo para colaborar no Brasil sem Miséria.

Segundo o acordo, o Renda Cidadã (maior projeto de assistência do Estado) será pago junto ao Bolsa Família para pessoas com renda inferior a R$ 70 por mês. Fonseca disse que o pacto mostra o caráter apartidário da meta federal.

A cooperação vem causando polêmica entre alguns petistas.