Assessoria | 16 de setembro de 2011 - 12:18

Guardas Municipais do Estado se reúnem em Campo Grande; Bonito participa

Aproximadamente 500 guardas municipais de diversos municípios de Mato Grosso do Sul lotam o Plenário Oliva Enciso, da Câmara Municipal, na manhã desta sexta-feira (16), após a realização da “Marcha Azul Marinho”, pelas ruas de Campo Grande a fim de lutar pela municipalização da Guarda Municipal.

De acordo com o Guarda Municipal Alberto da Costa Neto, presidente da Associação dos Guardas Municipais de Campo Grande, a Marcha busca conscientizar a população e as autoridades políticas do Estado sobre a importância da aprovação da PEC 534/02, que pretende mudar o artigo da Constituição Federal que permite às Prefeituras criarem a Guarda Municipal, com objetivo de proteger o patrimônio público.

“O que queremos é que a nossa competência enquanto Guardas Municipais seja elevada também para a proteção dos munícipes, até porque o bem maior a ser protegido não é o prédio público e sim a vida de cada munícipe. É necessário esse movimento para que a sociedade entenda e nos ajude nesta luta. Queremos a regulamentação da profissão de Guarda Municipal e o fortalecimento da classe. Com a Guarda Municipal equiparada à Polícia Militar vamos combater o crime nas comunidades com mais eficiência”, afirmou Alberto da Costa Neto.

O presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Paulo Siufi (PMDB) fez questão de declarar seu apoio à causa e destacou que “hoje os guardas municipais tomam conta dos prédios públicos e porque não cuida também das nossas vidas, da nossa segurança. A gente reclama da segurança pública e questiona o Governo do Estado, que têm investido muito na Segurança Pública, mas as cidades crescem e se temos a Guarda Municipal para ajudar, porque não utiliza-la? O maior tesouro que temos a proteger é a vida de nosso munícipes e não o prédio público”, afirmou Siufi.

A Marcha Azul Marinho teve início às 8 horas na Praça do Rádio, de onde os mais de 500 guardas municipais de Campo Grande, Dourados e Bonito, percorreram mais de 3 quilômetros até chegar a sede da Câmara Municipal, onde realizam o Seminário sobre as reivindicações da categoria.

A reunião conta também com a presença do comandante da Guarda Municipal de Campo Grande, Paulo César Monteiro Ayres; do presidente do Sisem (Sindicato dos Servidores Municipais de Campo Grande), Marcos Tabosa; além dos vereadores Alex, Thais Helena, Professora Rose e Herculano Borges.