Infomoney | 15 de setembro de 2011 - 12:34

Sobe o número de cheques devolvidos no país

No mês de agosto foram devolvidos 1.681.162 de cheques. De acordo com a ProScore, o número é 4,34% maior que o registrado em julho, quando foram devolvidos 1.611.187 cheques, e 9,43% superior ao de agosto do ano passado.

"Outro fator a ser destacado é que, nos últimos cinco anos, comparando somente os meses de agosto, o aumento de cheques devolvidos é atípico, pois nos exercícios anteriores houve queda", afirmou o economista e presidente da ProScore, Ivo Barbiero.

Com o aumento do número de devolução de cheques, a inadimplência subiu de 1,8%, para 2%, conforme a série histórica da quantidade de cheques emitidos divulgada pelo Banco Central.

Os números demonstram o aumento do poder de compra e a avidez de consumo do brasileiro. "Porém, agora está chegando o segundo semestre, começam os descontos financeiros e prevemos aumento da inadimplência", disse Barbiero.

Pessoas física e jurídica
Segundo o levantamento, os cheques devolvidos para pessoa físca aumentaram 4,47% e os para pessoa jurídica cresceram 3,97%. A inadimplência com cheques entre pessoas jurídicas, na comparação com o ano anteiror, subiu 25%.

Em agosto, as pessoas físicas foram responsáveis por 75% dos cheques devolvidos, o que representa 1,8 cheque por pessoa que entrou no cadastro de cheques sem fundo. Já entre as pessoas jurídicas, a proporção é de 2,6 cheques por empresa.