Boni Miranda/Bonito Informa (com assessoria) | 14 de setembro de 2011 - 18:55 UFMS

Reitora garante a José Arthur a continuidade do curso de Administração em Bonito

Elio Perin

O Prefeito de Bonito, José Arthur Soares de Figueiredo foi recebido na segunda-feira, dia 12/09 pela Reitora da UFMS, Profa. Dra. Célia Maria Silva Correa Oliveira, o assunto em pauta foi o re-oferecimento de Cursos para o Campus de Bonito para o ano de 2012. O prefeito foi acompanhado da vereadora Luisa Cavalheiro Lima, do vereador Pedrinho da Marambaia e do assessor Élio Luis Perin.

Na ocasião a reitora afirmou que pretende re-oferecer o Curso de Administração para 2012, via ingresso pelo ENEM e que infelizmente não será possível re-oferecer o Curso de Turismo e Meio Ambiente, pois o número de vagas ociosas é muito grande e isso tem impacto direto no orçamento da instituição.

O prefeito manifestou o desejo de ampliação do campus com a criação de novos cursos, pois acredita que o município tem potencial para crescimento e algumas obras de infra-estrutura poderão ajudar, como por exemplo, a pavimentação da MS 170 que liga Bonito a Bodoquena.

A reitora ressaltou que várias ações já estão sendo feitas pela instituição para dar ocupação ao Campus de Bonito. Citou a participação da UFMS na criação do Geopark Bodoquena-Pantanal e a instalação do Centro de Referência no próprio Campus e também a assinatura do convênio entre a Prefeitura e FUNDECT – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul para a realização do Curso de Guia de Turismo, onde a UFMS irá contribuir com o oferecimento das aulas de formação.

Acrescentou ainda que algumas ações serão pensadas, como a possibilidade de no futuro oferecer cursos técnicos temporários, instalar no Campus um pólo de Educação a distância e até mesmo a implantação de uma base de pesquisa da Serra da Bondoquena.

Ressaltou também, que a implantação de um pólo de Educação à Distância é muito importante, pois irá contribuir com a formação de profissionais de várias áreas, principalmente para a licenciatura. Criar um novo curso presencial no campus tem um custo muito elevado, principalmente porque necessitaria de pelo menos dez professores da área para formar profissionais em uma única área. Já na modalidade a distância é possível oferecer um leque maior de cursos, atendendo assim as necessidades do município, principalmente na formação de professores para o ensino fundamental e médio.

A reitora informou que a nova política da UFMS é oferecer cursos de Pós-graduação nos Campus do interior, pois assim conseguem atrair para os municípios uma demanda nova de profissionais e também atender outros já existentes na região.

O prefeito e os vereadores se colocaram a disposição para colaborar com a UFMS no que for possível para a divulgação do Campus de Bonito, inclusive através do material promocional do turismo que é distribuído em feiras e eventos pelo país, com o apoio do COMTUR e da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio. Por outro lado, a reitora informou que o Campus de Bonito precisa de um planejamento adequado a sua realidade e que empenhará o máximo esforço para que isso seja realizado em breve.