TV Morena | 14 de mar�o de 2011 - 14:44

Município de Dourados pode decretar emergência por causa da chuva

A Prefeitura Municipal de Dourados está realizando um levantamento do prejuízo causado pela chuva nas lavouras, podendo decretar até mesmo Situação de Emergência.

Técnicos da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio e da Coordenadoria de Defesa Civil de Dourados, iniciaram na sexta-feira passada (11) um levantamento sobre a situação da safra de soja no município. A avaliação vai apontar se existe necessidade de ser decretada situação de emergência.

Representantes da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Banco do Brasil, Sindicato Rural, Aeagran (Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Dourados), além de empresas de planejamento agropecuário e de cooperativas, participaram nesta sexta-feira de uma reunião no auditório José Cerveira, no CAM (Centro Administrativo Municipal), para discutir as medidas.

O coordenador da Defesa Civil, João Vicente Chencarek, um dos responsáveis pela avaliação, explicou que o levantamento está sendo elaborado com base nas informações sobre a situação atual da safra de soja.

Conforme estimativas apresentadas na reunião, 30% da safra já foi colhida em Dourados. “Segundo os técnicos que estão auxiliando no estudo, outros setores da agricultura não tiveram grande perda, mas se voltar a chover durante dias seguidos, o prejuízo poderá ser maior”, afirmou o coordenador da Defesa Civil.

Chencarek informou que na próxima semana os responsáveis pela avaliação devem apresentar ao prefeito Murilo Zauith o resultado do levantamento, assim como o relatório da Secretaria Municipal de Obras sobre a situação das estradas vicinais por onde a safra é escoada.

“Após a conclusão do balanço o prefeito deve decidir se vai ou não decretar situação de emergência em Dourados”, ressaltou o coordenador da Defesa Civil.