Jornal do Brasil | 8 de setembro de 2011 - 11:16

17 milhões de lares norte-americanos sofrem com má alimentação, diz estudo

Mais de 17 milhões de lares americanos (14,5%) não conseguiram se alimentar corretamente em 2010, seja porque só tiveram acesso a porções pequenas ou porque se basearam em dietas crônicas pouco saudáveis, informou o governo em um relatório publicado nesta quarta-feira (7). 

Os lares que estão perto ou abaixo do limite da pobreza. Monoparentais (famílias que vivem com apenas um responsável, sendo ele o pai ou a mãe), negros e hispânicos foram os mais afetados, segundo o relatório do departamento de agricultura (USDA).  

Entre eles, 6,4 milhões de famílias (5,4%) foram particularmente afetadas pela insegurança alimentar, destacou o informe, ou seja, dispuseram de porções menores, dietas insalubres, sofreram fome e perda de peso. Ainda de acordo com o relatório, 9,8% dos lares com crianças tiveram insegurança alimentar similar, um pouco abaixo dos 10,6% de 2009. 

O "estudo destaca o que sabemos, que a segurança alimentar continua sendo um problema grave", disse o vice-secretário do USDA, Kevin Concannon, em audioconferência com jornalistas. O USDA observou no mês passado que quase 46 milhões de pessoas (um em cada seis americanos) viveram em abril com bônus alimentares do governo.