Boni Miranda/Bonito Informa | 6 de setembro de 2011 - 13:02

Multa do Banco do Brasil de Bonito completa um ano, mas fila continua

Um ano após a agência do Banco do Brasil de Bonito ter sido multada, em agosto do ano passado, em R$ 205.539,63 por não respeitar a Lei da Fila - que estabelece o tempo máximo de espera por atendimento nas agências em 15 minutos - o problema ainda persiste.

Na ocasião o banco descumpriu uma liminar expedida pela Justiça em abril de 2005, continuando a desrespeitar a determinação.

De acordo com o Ministério Público Estadual (MPE), como o Banco do Brasil não cumpriu a liminar, foi multado em R$ 150 mil naquela época.

Com a correção, o valor chegou aos mais de R$ 205 mil, que foram repassados a instituições assistenciais do município.

A ação foi proposta pelo promotor Luciano Furtado Loubet, sendo conduzida posteriormente pelo Promotor de Justiça Thalys Franklyn de Souza.

Na ocasião tramitava também na Justiça outra ação na qual o Ministério Público Estadual pedia que a agência do Banco do Brasil implantasse um sistema de senhas que permita o registro do horário de chegada dos clientes - o que foi feito recentemente. 

Muitos clientes continuam, no entanto, reclamando do tempo de espera. O que teria mudado, de fato, no atendimento do banco foi ele ter levado em conta o ditado popular “espere sentado”, instalando bancos para que os clientes possam exceder os 15 minutos de espera com mais conforto.

Quem se sentir lesado com o descumprimento da Lei da Fila deve procurar a Superintendência de Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul (Procon/MS), pessoalmente ou pelo telefone 151.

Já em localidades onde não há sede do Procon, as denúncias podem ser feitas para o Ministério Público no município, como ocorreu em Bonito.