Boni Miranda/Bonito Informa | 5 de setembro de 2011 - 13:00 Saúde

Vereador quer controle de cães e gatos para conter leishmaniose em Bonito

Conde

Durante sessão da Câmara de Vereadores realizada na terça-feira passada o vereador Leonardo Casanova (PSDB) apresentou indicação para que a Prefeitura Municipal adote providências urgentes com relação aos cães e gatos soltos nas ruas.

De acordo com o vereador, existe um alto índice de contaminação entre os moradores por doenças causadas por animais domésticos, principalmente cães e gatos - que transmitem a leishmaniose, toxoplasmose e outras doenças tornando necessário e urgente o controle desses animais.

Nesse sentido, o vereador quer também que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Bonito realize castrações gratuitas em animais domésticos pertencentes a pessoas de baixa renda - que não tenham condições realizar a cirurgia em clínicas veterinárias. 

Para combater o problema da transmissão de doenças por animais domésticos Leonardo quer também que a prefeitura realize um trabalho de conscientização junto aos moradores do perímetro urbano (centro, vilas e bairros), com relação aos cuidados a serem adotados. 

O vereador também considera necessária a observância do artigo 89 da Lei Complementar Nº 87/10, que proíbe a permanência de animais em estabelecimentos públicos ou privados de uso coletivo.

Outra preocupação levantada por Leonardo Casanova é quanto a adoção de medidas para coibir os passeios dos cães com seus donos nas praças publicas, onde os animais urinam e defecam no mesmo lugar utilizado para o lazer das crianças, como gramados e parques infantis.

 

(Matéria modificada às 13h59)