Folha.com | 5 de setembro de 2011 - 16:34

Em discurso, presidente do PT diz que mídia "tolhe a democracia"

O presidente do PT, Rui Falcão, voltou a criticar a imprensa na sexta-feira (2) durante o 4º Congresso do PT, que acontece de hoje até domingo em Brasília.

O petista, que mais cedo havia reclamado do tratamento da mídia aos escândalos de corrupção no governo Dilma Rousseff, afirmou que o "domínio midiático por alguns grupos econômicos tolhe a democracia".

"O jornalismo marrom de certos veículos, que deve ser responsabilizado toda vez que falsear ou distorcer os fatos para caluniar, injuriar ou difamar", afirmou Falcão, que defendeu a aprovação do marco regulatório da imprensa.

"O PT luta para votar e aprovar um marco regulatório capaz de democratizar a mídia no país", disse Falcão.

Segundo o presidente petista, "o domínio midiático por alguns grupos econômicos tolhe a democracia". "A crescente parcialidade e a afronta aos fatos preocupa a todos os que lutam por meios de comunicação democráticos.'

Falcão também disse que o partido é contra todo tipo de censura

IMPRENSA

Reportagem da Folha de São Paulo de sexta-feira mostra que o comando do PT elaborou documento em que ataca a imprensa e defende o controle da mídia no Brasil.

Entre os itens do texto apresentado na quinta-feira (1º) à Executiva Nacional da legenda, estão o fim da propriedade cruzada em veículos de comunicação, a "democratização" da mídia e a "quebra do monopólio". O texto foi apresentado como proposta de resolução para o 4º Congresso do partido, que começou na sexta-feira e foi encerrado no domingo (4) Brasília.