6 de setembro de 2011 - 12:45

Crescimento do cérebro de bebê de chimpanzé é similar ao humano

Muitas das capacidades mentais humanas, como a criatividade e a moralidade, estão ligadas a um crescimento da porção pré-frontal do cérebro após o nascimento. Pesquisadores japoneses descobriram que um processo semelhante também ocorre entre os chimpanzés.

O estudo, publicado na revista científica "Current Biology", é o primeiro a acompanhar o tamanho do cérebro de chimpanzés ao longo do desenvolvimento e compará-lo com o de humanos.

Os pesquisadores descobriram que o córtex pré-frontal dos chimpanzés é imaturo após o nascimento e se desenvolve lentamente, ainda sem atingir o volume de adulto na puberdade.

"Ambos, humanos e chimpanzés, estão sujeitos à influência das experiências na formação das conexões neurais pré-frontais", diz um dos responsáveis pela pesquisa, Tetsuro Matsuzawa, da Universidade de Kyoto.

A comparação com o desenvolvimento da área pré-frontal em humanos também mostra diferenças. O crescimento dessa área no nosso caso é mais rápido.

"Isso pode estar relacionado a diferenças cognitivas entre as duas espécies, como interações sociais complexas", disse à Folha de São Paulo Patrícia Izar, primatóloga da USP.

A predisposição para a aprendizagem, graças à maturação mais lenta do pré-frontal na infância, já devia existir no ancestral comum.