Folha.com | 2 de setembro de 2011 - 14:17

Clientes causam perdas de R$ 4,3 bi por ano aos supermercados

Todos os anos, os supermercados brasileiros registram um prejuízo de R$ 4,3 bilhões com problemas causados pelos clientes, com destaque para o furto de mercadorias, de acordo com levantamento da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) em parceria com o instituto de pesquisa Nielsen.

Apenas os furtos geram uma perda de cerca de R$ 825 milhões para as lojas. Os produtos mais furtados, de acordo com os supermercados, são os que têm menor volume e alto valor agregado, que podem ser facilmente vendidos no mercado paralelo.

A falta de cuidado com produtos é outro comportamento que gera prejuízos, diz o levantamento. Segundo a Abras, esse problema ocorre quando mercadorias que precisam de refrigeração são deixadas fora da geladeira e quando alimentos são consumidos antes de serem pagos.

Os pesquisadores consideraram o valor calculado de prejuízo informado por 39 das 48 empresas que participaram do estudo.

PREVENÇÃO

Mais de 40% das companhias pesquisadas pela Abras disseram que não possuem um programa voltado para a prevenção de perdas, como um telefone disponível para denúncias e a realização de processos seletivos mais cuidadosos.

Segundo a entidade, a elaboração de ações preventivas requer a identificação das razões das perdas para, posteriormente, avaliar quais são as áreas que necessitam investimento voltado para a melhora das condições de segurança.