Taryne Zottino - Midiamax | 30 de agosto de 2011 - 15:42

Vereador e coordenador da prefeitura de Dois Irmãos são presos em operação policial

Sete foram presos suspeitos de envolvimento em crimes de sequestro, cárcere privado e uso de armas de fogo. Entre eles, o coordenador de Políticas para a Comunidade Indígena da Prefeitura de Dois Irmãos do Buriti e também o vereador Percedino Rodrigues (PT). A Polícia também prendeu seis lideranças indígenas e cumpriu 14 mandados de busca e apreensão de armas que estariam em poder de indígenas. A prisão temporária de cinco dias foi decretada pela Justiça Federal.

As prisões aconteceram ontem (29) em uma operação que durou cerca de quatro horas na Aldeia Buriti, localizada em Dois Irmãos do Buriti (MS). A ação aconteceu por conta da denúncia de fazendeiros de que indígenas teriam um arsenal para garantir a posse das fazendas 3R e Bom Jesus, que estão ocupadas desde o mês de maio por um grupo de 1.500 terenas. As propriedades são uma das 13 que fazem parte dos 17,2 mil hectares identificados em 2001 pela Funai como terra indígena, mas que até agora não foram demarcados.

Na operação, os índios fizeram refém o coordenador regional da Funai, Edson Fagundes e o chefe do Meio Ambiente, Ricardo Araújo. Também expulsaram os arrendatários da Fazenda Bom Jesus, Aroldo Correa e Aroldo Filho. O dono da fazenda 3 R, Roberto Bacha, alega que a sede da propriedade estava sendo depredada e algumas cabeças de gado foram abatidas.