Revista Veja online | 30 de agosto de 2011 - 12:31

Governo Federal abre inscrições para bolsas de estudo nos EUA

Foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira a primeira chamada do Programa Ciência Sem Fronteiras, do governo federal, que prevê a concessão de bolsas a brasileiros que desejem conduzir parte de seus estudos no exterior. A primeira chamada destina-se aos interessados na modalidade graduação-sanduíche em universidades dos Estados Unidos. As inscrições vão até o dia 30 de setembro. Os resultados serão divulgados entre novembro e dezembro, e o embarque acontece em 2012.

Para se inscrever, os candidatos devem apresentar bom rendimento acadêmico, além de ter concluído no mínimo 40% e no máximo 80% do currículo previsto para o curso de graduação no momento do início da viagem. Além disso, é preciso comprovar fluência em inglês. São exigidos, no mínimo, 79 pontos no exame Toefl-Ibet Test.

A primeira chamada pública do Ciência Sem Fronteiras permitirá às instituições de ensino superior nacionais selecionar estudantes. Para isso, elas terão de firmar um acordo de adesão com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável pelo programa, por meio do qual se habilitarão a indicar os alunos.

Os estudantes interessados também terão a oportunidade de pleitear uma candidatura individual, sem o intermédio da universidade brasileira. Nesse caso, será preciso comprovar o ingresso no ensino superior por meio do Programa Universidade Para Todos (ProUni) ou do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) com nota no Exame Nacional do Ensino Superior (Enem) superior a 600 pontos e/ou ter sido premiado nas categorias dos Prêmios Jovem Cientista, Iniciação Científica e Olimpíadas da Matemática e/ou de Ciências.

Uma vez aprovado, o candidato receberá auxílio de 300 dólares mensais pelo período de 12 meses, pagamento das taxas escolares americanas, além de passagens aéreas para o percurso Brasil–EUA–Brasil. Nos casos em que a instituição americana não oferece alojamento e refeições, a Capes arcará com os custos referentes às taxas escolares e concederá bolsa integral ao aluno no valor de 1.800 dólares mensais. As despesas com a obtenção do visto são de responsabilidade exclusiva do estudante.