Jornal do Brasil | 19 de agosto de 2011 - 08:46

Mercados asiáticos desabam diante da inquietação global

As bolsas asiáticas desabaram nesta sexta-feira, em mais uma consequência da inquietação com o crescimento mundial, enquanto a cotação de ouro, considerado um valor refúgio, atingiu um novo recorde.

No Japão, o índice Nikkei 225 de Tóquio perdeu 2,51%. O índice KOSPI de Seul caiu 6,22% e o S&P/ASX 200 de Sydney desabou 3,51%.

A quinta-feira foi de muitas perdas nas bolsas mundiais, com baixas superiores a 6% provocadas pelos temores de uma recessão mundial e sobre a capacidade de financiamento dos bancos, como na crise de 2008.

O petróleo seguia em queda, afetado pela fragilidade da economia dos Estados Unidos, maior consumidor mundial.

O barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em setembro perdia 1,05 dólar, a US$ 81,33.

O barril de Brent do mar do Norte para entrega em outubro cedia 68 centavos, a 106,31 dólares.

As estatísticas sobre a economia americana divulgadas na quinta-feira - aumento dos pedidos de seguro-desemprego, queda nas vendas em julho e baixa da atividade industrial - afetaram a confiança dos investidores.

No contexto de muito nervosismo, o ouro continua batendo recordes. A cotação do metal em Hong Kong durante a manhã era de 1.837,50 dólares a onça.

O ouro superou pela primeira vez a barreira de US$ 1.800 em 11 de agosto.