Revista Veja online | 17 de agosto de 2011 - 10:00

Pesquisa mostra que artrite faz aumentar o risco de doenças cardíacas

Pacientes com artrite reumatoide correm mais risco de morrer em decorrência de doença cardiovascular, segundo um novo estudo publicado na revista científica Arthiritis Research & Therapy. De acordo com a pesquisa, o risco é maior devido a fatores como inflamação que ocorrem por causa da doença, além dos fatores de risco conhecidos que afetam a população geral.

O estudo acompanhou por cinco anos 400 pacientes, a partir da data do diagnóstico da artrite. A progressão da doença foi medida a partir de marcadores químicos de inflamação e aparência física. Os pacientes também foram monitorados junto com fatores de risco para problemas cardíacos, como peso, níveis de colesterol, pressão arterial, diabetes e tabagismo.

Depois de cinco anos, 97% dos pacientes tratados com drogas anti-reumaticas apresentaram redução da inflamação e melhora da aparência física. Segundo a análise de dados, eventos cardiovasculares, como doença cardíaca e acidente vascular cerebral poderiam ser previstos pela intensidade de artrite e pela presença de diabetes, pressão alta e nível de triglicérides.

"A inflamação associada à artrite reumatoide aumenta o risco de pacientes desenvolverem doença cardíaca e outros eventos cardiovasculares. No entanto, é possível reduzir este risco a partir de um ataque em duas frentes: ao tratar a inflamação e fatores de risco tradicionais para doença cardíaca”, diz Wållberg-Jonsson, do Hospital Universitário Umeå, na Suécia.