Campo Grande News | 16 de agosto de 2011 - 08:18

Com etapa nacional, federação de frescobol quer divulgar esporte em MS

Campo Grande sediou no final de semana, a 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Frescobol. A competição, encerrada no domingo, deve servir de “trampolim” para a divulgação do esporte em Mato Grosso do Sul, segundo Joilson Moraes, presidente da Federação Sul-Mato-Grossense de Frescobol.

“A partir deste campeonato começaremos a realizar palestras e campeonatos nos bairros da Capital, com a presença de atletas renomados nacionalmente. Queremos que o frescobol se torne conhecido no Estado”, explicou Moraes.

A etapa do nacional foi realizada no Belmar Fidalgo. A competição reúne atletas da Paraíba, Pernambuco, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Ainda neste domingo foi realizada a final da categoria masculina e um torneio amador. “Promovemos este amador também para incentivar a população a praticar o esporte”, comentou o presidente da federação.

A primeira etapa aconteceu em fevereiro, no município de Macaé, Rio de Janeiro. As duplas Nilton e Cacau, pela categoria masculina, e Nilton e Silvia, pela mista, filiadas à Federação Sul-Mato-Grossense, foram as campeãs. As demais etapas tem a realização prevista em setembro (Vitória - ES) e em dezembro (São Paulo - SP).

Sendo um esporte de cooperação, onde o que vale é não deixar a bolinha cair, Joilson Moraes acredita que o esporte pode ser de muita importância no convívio educacional. “Queremos levar o frescobol para as escolas, como forma de lazer e educação para a vida”, explicou o presidente da federação de frescobol de MS.

Resultados Dezesseis duplas mistas e sete duplas femininas participaram do primeiro dia de competição, que reúne atletas da Paraíba, Pernambuco, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Pela categoria mista, exibiram-se dezesseis duplas. Deste total, as oito com melhor pontuação se classificaram para a fase final, habilitando-se para uma nova apresentação, que determinou os três melhores colocados. A dupla Tacyano e Kátia, do Espírito Santo, ficou com o primeiro lugar; Nilton e Silvia, filiados à Federação Sul-Mato-Grossense de Frescobol e atuais campeões da 1ª etapa, realizada em fevereiro, em Macaé (RJ), arremataram o segundo lugar do pódio. Laysa Rios e Deivid Vitório ficaram com a terceira colocação.

Pela categoria feminina, sete duplas fizeram apresentação única. Com a melhor pontuação, as capixabas Kátia e Jansy ficaram com o lugar mais alto do pódio, seguidas pelas cariocas Silvia e Simone. Na terceira colocação, as atletas Tânia e Pilar, também do Rio de Janeiro.

O Campeonato Brasileiro de Frescobol contempla quatro etapas. A terceira tem a realização prevista em setembro (Vitória - ES), e a quarta, em dezembro (São Paulo - SP).

MS leva a medalha de prata

A dupla Nilson, filiado à federação sul-mato-grossense de frescobol, e Jean, de Pernambuco, ficou com o segundo lugar na categoria masculina da 2ª Etapa do Campeonato Nacional de Frescobol, realizada sábado e domingo.

A dupla Tacyano e Marcelo, do Espírito Santo, ficou com o primeiro lugar. Os baianos Léo e Deco ficaram com a terceira colocação.

Com a melhor pontuação, Nara, do Rio de Janeiro, e Rubinho, do Mato Grosso do Sul, ficaram com o lugar mais alto do pódio na categoria amador, seguidos pelos campo-grandenses Júlio Cesar e Cristina. Douglas e Tales, também de Campo Grande, ficaram com a terceira colocação

O frescobol de competição tem apresentações de cinco minutos de “bola viva” para cada dupla. Avaliadas por cinco árbitros – um árbitro central e dois árbitros técnicos de cada lado – as duplas recebem notas de sequência, ataque, equilíbrio, revés, potência e dinâmica. Há ainda as sub-notas de salvamentos pertinentes, revés forte e não combinado, bolas de risco, variação de golpes e trocas de bola em alta velocidade. Sob estes critérios, chega-se à pontuação final de cada dupla, que será comparada com as demais.