Assessoria | 11 de agosto de 2011 - 12:28

Deputado estadual quer Semana do Artesanato e Dia do Artesão no calendário de MS

Mato Grosso do Sul pode contar em seu calendário de eventos com mais dois: Semana Estadual do Artesanato e Dia Estadual do Artesão. É o que defende o deputado Marcio Monteiro (PSDB), autor do projeto de lei apresentado na sessão desta quarta-feira (10/8).

Conforme a proposta, a Semana Estadual do Artesanato deverá ser comemorada anualmente no período de 19 a 26 de março. Já o Dia Estadual do Artesão será celebrado em 19 de março.

Durante a semana alusiva serão desenvolvidas atividades de promoção e valorização do artesanato, de acordo com o deputado tucano. As datas comemorativas deverão ser incluídas no Calendário Oficial de Eventos do Estado, como determina a lei estadual 3.945, de 4 de agosto de 2010.

Monteiro explica que o artesanato é uma das mais antigas atividades humanas. “Quando celebramos o Dia do Artesão, resgatamos a consciência de que apoiar o esforço daqueles que são, a um só tempo, artistas, operários e empresários significa proteger e perpetuar o caráter da nação”.

Ainda segundo Monteiro, tramita no Congresso Nacional o projeto de lei 7.388/06, que institui o Dia Nacional do Artesão, comemorado no dia 19 de março, em alusão ao Dia do Carpinteiro e Dia de São José.