Correio do Estado | 10 de agosto de 2011 - 17:35

Governo do Estado e TRE incentivam voto nas escolas

O governador André Puccinelli e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Josué de Oliveira, lançaram hoje (10), o projeto Institucional “TRE na Escola-Cidadã”.

O lançamento foi na Escola Estadual Joaquim Murtinho. De iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação, a campanha institucional “TRE na escola-cidadã” envolve alunos do ensino médio das 66 escolas estaduais da Capital, na faixa etária entre 15 e 18 anos, jovens que possuem ou estão próximos de obter o título de eleitor.

“Esta foi uma iniciativa que nasceu no TRE, que trouxe até ao governo esta ideia e nós encampamos. É um projeto que promove a conscientização política dos estudantes, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e democrática”, destacou o governador André

O tema “Política e educação constroem educação” valoriza a reflexão e desperta nos alunos novas ideias. “Queremos que nossos alunos busquem participar das questões políticas em sua comunidade, na área de saúde, educação, segurança, e que as novas ideias despertem o voto ético e consciente”, afirmou o governador.

O projeto é composto por duas fases: a primeira é a realização do I Concurso de Redação com o tema “Política e Educação constroem o cidadão” e a segunda fase é composta por ciclos de palestras com demonstração da urna eletrônica nas escolas estaduais e faculdades.

Para participar do Concurso de Redação os alunos devem estar regularmente matriculados no ensino médio nas escolas estaduais de Campo Grande, e ter entre 15 e 18 anos.

Para o desembargador Josué de Oliveira, é importante despertar o voto consciente nos estudantes. “Com este projeto, queremos despertar a conscientização nos jovens sobre a importância do voto. O pior analfabeto é o analfabeto político. O projeto também divulgará nas novas tecnologias e pretende ampliar e capacitar os jovens para o exercício do voto e para que eles reflitam sobre as práticas eleitorais”, destacou o presidente do TRE.

Para a secretária-adjunta Cheila Vendrami, com esse projeto, os alunos vão refletir sobre as questões da política brasileira. “É um incentivo para que os alunos façam uma reflexão sobre o voto e a escolha dos candidatos. Na segunda etapa do projeto, os alunos vão participar de palestras, fazendo com que eles reflitam e se conscientizem sobre a ética na política e o voto consciente”, destacou Cheila.

As inscrições serão realizadas nas escolas da Capital, no período de 15 a 31 de agosto ou na página do TRE-MS (www.tre-ms.gov.br); a prova será aplicada no dia 11 de setembro de 2011.

As cinco melhores redações serão premiadas no auditório do TRE-MS, no dia 17 de outubro, assim como a escola cujo aluno for o primeiro colocado. Os vinte melhores trabalhos serão publicados na página do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul.

Estiveram presentes, além do presidente do TRE e do governador, a procuradora Regional Eleitoral, Danilce Vanessa Arte Camy, a secretária Municipal de Educação de Campo Grande, Maria Cecília Amêndola da Mota, o diretor da Escola Judiciária, Juiz Luis Gonzaga Mendes e o representante do Fórum Judiciário Federal, Juiz Renato Toniasso.