Kerolyn Mayara / Bonito Informa | 3 de janeiro de 2024 - 09:50 Saúde

Cidade de MS é a primeira cidade do País a vacinar a população contra dengue

O esquema vacinal é composto por duas doses e, segundo o laboratório, garante imunização por até cinco anos

A incorporação do imunizante foi analisada de forma célere pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS - EPTV

A vacina contra a dengue começou a ser aplicada, de forma gratuita nesta quarta-feira (3), em toda a população de Dourados.

A vacina pode ser encontrada em todos os postos da cidade, dos distritos e na Reserva Indígena.

Segundo o site TopMídiaNews, o esquema vacinal é composto por duas doses e, segundo o laboratório, garante imunização por até cinco anos, quando precisa ser refeita.

O Ministério da Saúde incorporou a vacina ao Sistema Único de Saúde (SUS). O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal.

A vacina, conhecida como Qdenga, não será utilizada em larga escala em um primeiro momento, ao contrário da iniciativa douradense. Segundo o laboratório japonês, a capacidade de fornecimento de doses para todo o país é restrita. Por isso, a vacinação será focada em público e regiões prioritárias.

A incorporação do imunizante foi analisada de forma célere pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec) e passou por todas as avaliações da comissão que recomendou a incorporação.

A vacina Qdenga é aprovada para a prevenção da dengue em indivíduos na União Europeia (UE)/Espaço Econômico Europeu (EEE) - incluindo todos os Estados-Membros da UE e Irlanda do Norte, bem como países do EEA (Islândia, Liechtenstein, Noruega) e Grã-Bretanha. Nestes países a orientação é vacinar os viajantes para áreas endêmicas.

Dourados

A iniciativa da Prefeitura de Dourados é mais ampla, se deu, já que o município fechou parceria com o laboratório Takeda para vacinação em massa da população.

O Núcleo de Imunização iniciou hoje (3) a vacinação de aproximadamente 150 mil douradenses entre 4 e 60 anos. O laboratório Takeda já iniciou a entrega de 300 mil doses da vacina Qdenga para o ciclo completo e os imunizantes vão estar disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, além de outras ações específicas para atingir o maior número de pessoas no menor tempo possível