Boni Miranda/Bonito Informa | 9 de agosto de 2011 - 14:20 Assistência Social

Secretária de Assistência Social de Bonito participa de Seminário em Brasília

Divulgação

A secretária municipal de Assistência Social de Bonito, Izabel Aivi de Figueiredo destacou durante a sua participação no Seminário de Monitoramento do SUAS, em Brasília, que o MS vem apresentando um resultado bastante positivo nessa área, principalmente no que se refere à qualidade da atuação da  Assistência  Social em todo interior.

 “Mato Grosso do Sul, tem apresentado uma política de Assistência Social efetiva, coerente e que funciona porque existem pessoas que procuram fazer sempre o melhor, numa atuação responsável, séria e comprometida com a sustentabilidade em longo prazo, como Sérgio Vanderly e a secretária estadual Tania Mara Garib. Essa parceria nos tem permitido os bons resultados”, avalia Izabel Figueiredo, que ocupa atualmente a presidência do COEGEMAS-MS,

O COEGEMAS-MS tem como proposta a luta pela autonomia dos municípios e congrega todos os gestores municipais de assistência social. Funciona ainda como órgão permanente de intercâmbio de experiência social em nível estadual e atua na garantia do cumprimento das leis e do direito da população às ações e serviços de assistência social.

Durante o seminário, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome divulgou os números do Sistema Único de Assistência Social (Suas) referentes a 2010. O levantamento foi feito com base em mais de 4,7 mil municípios, no período entre agosto e dezembro do ano passado.

De acordo com os dados apresentados pela secretária nacional de Assistência Social, Denise Colin, no Brasil, 129 municípios ainda não possuem Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que funcionam como porta de entrada no SUAS e têm a função de articular os diversos serviços da assistência social .

Segundo ela, o problema destes municípios é a "baixa capacidade de gestão" e a falta de uma "secretaria de assistência com a estrutura e a equipe técnica necessárias".

Entretanto, registrou que o número de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) aumentou de 4.195 unidades, em 2007, para 6.801, em 2010.

Além do avanço no número de CRAS, o Censo 2010 mostra que os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), que oferecem atenção especializada a indivíduos e famílias envolvidos em situação de ameaça ou violação de direitos, tiveram aumento de 32% em suas unidades entre 2009 e 2010. Os CREAS, de acordo com o censo, passaram de 1,2 mil unidades em 1.099 municípios, em 2009, para 1.590 unidades em 1.463, em 2010.

Em Bonito - O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)  funciona à Rua Possidônio Monteiro, s/n,  na Vila Marambaia. Já o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), atende à Rua Luiz da Costa Leite, 1738, no centro da cidade.