Folha.com | 9 de agosto de 2011 - 13:48

Secretário preso atua no Ministério do Turismo desde sua criação

O secretário-executivo do Ministério do Turismo, Frederico Silva da Costa, preso na manhã desta terça-feira na Operação Voucher, da Polícia Federal, trabalha na pasta desde a sua criação, em janeiro de 2003. Ele ocupa o segundo cargo mais alto do ministério, a secretaria-executiva, desde janeiro deste ano.

Seu primeiro posto no setor foi o de diretor do Departamento de Financiamento e Promoção de Investimentos no Turismo, cargo que ocupou durante quatro anos e meio.

Segundo descrição em seu currículo no site do Ministério do Turismo, sua função era a de gerenciamento de recursos e investimentos financeiros para a infraestrutura turística e atrair investimentos nacionais e estrangeiros para o setor.

Em agosto de 2007, Costa tornou-se diretor do Departamento de Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo, dessa vez gerindo recursos e empréstimos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), além de executar a articulação de programas nos Estados e municípios.

Em junho de 2008, ele assumiu a Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo.

Antes de trabalhar no ministério, Costa, que tem diploma de Administração de Empresas de uma universidade dos Estados Unidos (Georgetown University), atuou na área de finanças de uma empresa de telecomunicações, um banco nos Estados Unidos e duas gerenciadoras de investimentos (asset).