Boni Miranda - Bonito Informa | 8 de agosto de 2011 - 14:31 Saúde

Bonito realizou na sexta o II Encontro de Aleitamento Materno

Conde

A Secretaria Municipal de Saúde de Bonito e o Comitê Municipal de Aleitamento Materno realizaram na sexta-feira (5) no CRAS da Vila Marambaia o II Encontro do Aleitamento materno de Bonito.

O encontro fez parte de um conjunto de ações iniciadas no dia 1º de agosto, data do início da Semana Mundial de Amamentação - encerrada no dia 7, domingo – reunindo dezenas de mulheres gestantes e mães para a troca de experiências sobre a amamentação, palestras e distribuição de material informativo. As ações contaram com a participação da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde as mães brasileiras devem amamentar seus filhos até os dois anos de idade e o aleitamento materno funciona para o bebê como uma vacina natural, protegendo o recém-nascido contra diversas doenças além de ser um alimento de fácil digestão.

A abertura do II Encontro do Aleitamento materno de Bonito contou com as presenças do prefeito municipal José Arthur, do vice-prefeito Odilson Soares, do deputado estadual Márcio Monteiro, da vereadora Luisa Aparecida Cavalheiro de Lima, representando a Câmara Municipal; da presidenta do Comitê Municipal de Aleitamento Materno, Letícia Netto Herter (representando a secretária municipal de Saúde, Melissa Macedo), da secretária municipal de Assistência Social, Izabel Aivi Figueiredo e dos vereadores Leonardo Casanova e Pedrinho da Marambaia.

O encontro foi aberto com uma apresentação musical dos alunos do projeto Arte Para Todos, que cantaram uma paródia da marchinha carnavalesca “Mamãe Eu Quero”, sobre os benefícios do leite materno. .

Em sua fala o deputado e “amigo do peito” Márcio Monteiro destacou importância do aleitamento para a formação da criança, proporcionando-lhe melhor qualidade de vida e melhores condições de aprendizado. “É um gesto simples que repercute positivamente por toda a vida”, afirmou.

De acordo com o prefeito municipal José Arhtur a amamentação é uma prática que, embora natural e simples, têm importância fundamental para o desenvolvimento das crianças e que deve ser valorizada por toda a sociedade.

O prefeito lembrou ainda a importância da Semana Mundial da Amamentação e agradeceu o empenho das secretarias participantes e o apoio de empresas privadas á sua realização.

Após a cerimônia de abertura foram realizadas as palestras: “Postura e Amamentação”, com a fisioterapeuta Dina Flores de Figueiredo; “Leis que Amparam a Mulher Trabalhadora”, ministrada pela assistente social Maria Auxiliadora Franca; “Malefícios da chupeta e mamadeira”, pela fonoaudióloga Letícia Netto Herter e “Rede Amamenta Brasil”, com a enfermeira Raquel Oliveira Meza.