Agência Senado | 8 de agosto de 2011 - 07:16

Comissão do Senado vota projeto que incentiva reutilização da água da chuva

Em reunião na terça-feira (9), às 14h, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) deverá votar projeto de lei que institui mecanismos de estímulo à instalação de sistemas de coleta, armazenamento e utilização de águas pluviais, e de reutilização de águas servidas em edificações públicas e privadas (PLS 411/2007)

De autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), o projeto tem como relator o senador Paulo Paim (PT-RS), favorável à proposta por meio de um projeto substitutivoQuando o relator de determinada proposta introduz mudanças a ponto de alterá-la integralmente, o Regimento Interno do Senado chama este novo texto de "substitutivo". Quando é aprovado, o substitutivo precisa passar por "turno suplementar", isto é, uma nova votação. .

A proposta determina que as edificações existentes deverão, sempre que técnica e economicamente viável, instalar sistemas de coleta, armazenamento e utilização. Diante de impossibilidade técnica, deverão ser adotadas medidas de compensação pelo uso da água que contemplem metas de redução do consumo estipuladas pelo município.