Folha.com | 4 de agosto de 2011 - 11:03

Governo foi avisado de aparelhamento na pasta da Agricultura

O governo de Dilma Rousseff foi informado de que a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) estava sendo aparelhada com objetivos eleitoreiros, mas manteve as indicações políticas.

O órgão se tornou o novo foco de denúncias da gestão petista após um ex-diretor da empresa acusar seus colegas de "bandidos".

As indicações para a companhia, braço do Ministério da Agricultura, intensificaram-se a partir de 2007, com a adesão do PMDB a Lula.

Oscar Jucá Neto, irmão do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), foi demitido do cargo de diretoria que ocupava na Conab na semana passada. Após a demissão ele afirmou à revista "Veja" que no Ministério da Agricultura "só tem bandidos". 

Em depoimento na quarta-feira (3) à Câmara, o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, afirmou que as denúncias contra sua pasta são vazias.

"Estou me pondo aqui à disposição, embora as acusações não sejam da minha época, mas se voltem contra a empresa [Conab], contra as pessoas e contra mim. Há uma série de xingamentos e denúncias vazias", afirmou Rossi.

Jucá Neto ainda acusou Rossi de lhe sugerir o oferecimento de propina.