Assessoria GMB | 25 de abril de 2023 - 13:18 Caso de polícia

Ação conjunta entre Guarda Municipal e Polícia Militar recupera veículo produto de estelionato em Bo

Ontem (24), por volta das 15h00, policiais militares de Bonito foram acionados para localizar um veículo que teria sido vendido em Bodoquena, porém o vendedor teria sido vítima de um golpe. 

Segundo a vítima, o veículo teria sido anunciado para venda em uma rede social, contudo uma pessoa sem se identificar teria feito contato dizendo que havia interesse em comprar o veículo, o qual seria revendido para um terceiro.  Que esta pessoa desconhecida venderia o veículo a uma terceira pessoa por um valor menor e teria pedido que não comentasse com o suposto interessado.


Consta que o interessado teria concretizado a negociação indo até o cartório e realizado o pagamento para uma pessoa desconhecida. Nesse sentido, o vendedor do veículo teria realizado a entrega do bem ao comprador, porém não recebeu o pagamento momento em que suspeitou que havia caído em golpe.


Após diversas diligências com apoio da Guarda Municipal, a Polícia Militar localizou o veículo, produto das negociações, na Vila Donaria sendo identificados vendedor e comprador do veículo. Que o comprador relatou que havia comprado o veículo em Bodoquena no valor abaixo do anunciado sendo feito pagamento via PIX a uma pessoa desconhecida onde o vendedor teria recebido um comprovante de pagamento aparentemente falso. Feitas as transações, o comprador teria se dirigido até Bonito onde tem residência.


Neste sentido, constatou-se que comprador e vendedor poderiam ter sido vítimas do GOLPE DO FALSO INTERMEDIÁRIO, fato que hoje se tornou comum em nosso meio. 


Este GOLPE é complexo envolvendo basicamente, comprador, vendedor e um terceiro não identificado e que ao final da transação, comprador e vendedor se tornam vítimas. 


Esse terceiro é o estelionatário que se aproveita de um anúncio de veículo e faz uma proposta de compra do bem, porém pede sigilo nas negociações. Momento em que, o estelionatário publica um anúncio falso com o mesmo veículo e valores abaixo do mercado atraindo possíveis compradores. 


Assim, o golpista faz com que comprador e vendedor se encontrem para finalizarem a compra do veículo e sem saberem que estão negociando com outra pessoa. Neste ato, as partes são orientadas a não discutirem preços, característica típica do golpe do falso intermediário. Por fim, após a visita, o comprador realiza o pagamento achando que estaria pagando pelo veículo, porém transfere para um golpista.