Boni Miranda - Bonito Informa | 3 de agosto de 2011 - 11:19 Saúde

Com dengue sob controle, Bonito realizou blitz educativa durante o Festival

Divulgação

De acordo com Cristiane Geller Soares, médica veterinária e diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Bonito, desde o início do ano o município apresentou apenas duas confirmações para os casos de Dengue investigados pela Secretaria Municipal de Saúde.

O resultado é considerado altamente satisfatório, segundo ela.

“Nosso trabalho vem sendo desenvolvido diariamente, além das inspeções que os agentes de endemias realizam todos os dias nas residências, nós organizamos ainda palestras educativas nas escolas, nos postos de saúde, nas associações de moradores e nas igrejas”.

“Existem ainda outras ações que colaboram com esse resultado como a distribuição de material gráfico educativo casa por casa e a realização do Dia D, que é o Dia Mundial de Combate à Dengue, que colocamos em prática todos os anos, com apoio da equipe do Programa Frente Emergencial, que realiza um trabalho formiguinha de limpeza”.

Durante todo o segundo dia do 12º Festival de Inverno, o Departamento de Vigilância em Saúde realizou Blitz Educativa em frente à sede Guarda Municipal, na entrada do município. De acordo com os números divulgados, foram feitas mais de 350 abordagens em veículos, atingindo uma média de 1.200 pessoas que receberam informações referentes à doença, forma de contágio e procedimentos usuais.

“O objetivo da Blitz foi conscientizar a população local e turistas, já que a dengue não é uma doença endêmica, e não está restrita ao nosso estado ou ao nosso município, e sim em varias regiões do Brasil, o que torna qualquer informação, um serviço de utilidade pública”.

O município de Bonito conta hoje com 14 agentes de endemias, dois supervisores e uma coordenadora atuando nessa área.