Secom/MS | 2 de agosto de 2011 - 15:29

Parceria entre UEMS e Exército fará reaproveitamento de óleo de cozinha

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) inicia oficialmente nesta quarta-feira (3) uma parceria com o Exército Brasileiro em Dourados, com o objetivo de reaproveitar o óleo de cozinha utilizado pelos militares para a produção de sabão.

Por meio de um trabalho desenvolvido pela técnica do laboratório de Química da Uems, Jane Santos Brito, a estimativa é que sejam produzidos, mensalmente, cerca de 120 litros de sabão líquido e sólido, feitos a partir do reaproveitamento do óleo de cozinha utilizado nos quartéis. O litro do sabão produzido com o óleo reaproveitado custará, em média, 20 centavos.

“No mesmo dia em que a demanda foi apresentada, eu realizei vários experimentos e escolhi a receita que apresentava o melhor resultado. Com o método que estamos utilizando, conseguimos produzir 60 litros de sabão para cada quatro litros de óleo usado”, conta a técnica Jane.

A iniciativa de encontrar um descarte adequado para o óleo, que antes teria como destino o lixo, partiu do tenente Marlon Santaela. O oficial procurou a Universidade no dia 11 de julho e, em menos de uma semana, os militares receberam a primeira amostra do material de limpeza reciclado.

De acordo com a coordenadora do curso de Química Industrial, Marcelina Solaliendre, o projeto de reaproveitamento do óleo de cozinha pela Universidade está começando através da parceria com os militares, mas poderá expandir futuramente. “Nós poderíamos, por exemplo, utilizar esse material de limpeza nas próprias unidades da UEMS, barateando os custos empregados nestes produtos”, afirma Marcelina.

Para a coordenadora, inicialmente o óleo dos próprios quartéis de Dourados será reaproveitado, mas um segundo passo é que os familiares dos militares também passem a enviar o óleo utilizado em suas casas para o reaproveitamento.