Com informações da TV Vitória/Record TV | 25 de novembro de 2022 - 13:52 TRAGÉDIA EM ESCOLA

TRAGÉDIA: Ataque a escolas deixa 3 mortos e 11 feridos no Espírito Santo, VÍDEO

Um aluno de uma das escolas foi o responsável pela tragédia. O adolescente teria fugido em um carro após o crime.

TV Vitória/Record TV

Um ataque a duas escolas deixou três mortos e outros onze feridos em Aracruz, no Espírito Santo, nesta sexta-feira (25).

Os disparos aconteceram por volta das 9h30 na Escola Estadual Primo Bitti e uma escola particular na mesma via que fica em Praia de Coqueiral, 22 km do centro da cidade. Aracruz, onde o ataque aconteceu, fica a 85 km ao norte da capital.

A informação preliminar, segundo um policial militar que está no local, é que um jovem seja o autor dos disparos, mas, a identidade do atirador não foi divulgada até a última atualização desta reportagem.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o autor invadiu a escola estadual com uma pistola e fez vários disparos assim que entrou no estabelecimento de ensino. Depois, foi até a sala dos professores e fez novos disparos. Na unidade, dois professores foram mortos.

Na sequência, o atirador deixou o local em um carro e seguiu para a escola particular Centro Educacional Praia de Coqueiral, que fica na região. Na unidade, uma pessoa foi morta. A vítima fatal é um aluno.

Após o segundo ataque, o atirador fugiu em um carro. A polícia faz buscas na região.

Ao todo, dois professores e um aluno foram mortos. A identidade e idade não foram divulgadas. Onze pessoas foram baleadas, uma delas teve de ser resgatada pelo helicóptero ao hospital.

Segundo os dados do Censo Escolar de 2021, a escola Primo Bitti tem cerca de 500 alunos matriculados. O governo estadual não confirmou quantos alunos estavam no local no momento do atentado.

 

 Em uma publicação no Twitter, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), confirmou que as escolas tinham sido invadidas e que acompanhava a investigação.

Diversos tiros foram efetuados e pelo menos três pessoas, sendo duas professoras e um aluno. Ainda não há informações sobre o número exato de vítimas. 

Muito emocionado, o pai de um dos alunos contou que a filha saiu pela janela da escola para fugir do local. A menina, no momento do ocorrido, não tinha noção do que estava acontecendo. 

"Ela contou que ouviu vários estalos. Achou que era uma bombinha. Eles mesmo não sabiam o que estavam acontecendo. Quando perceberam que era grave, correram para uma praça. Todo mundo pulou o muro da escola", contou.

Uma vizinha de uma das unidades escolar que mora na região há mais de 40 anos contou que nunca imaginou presenciar algo semelhante. A mulher disse que levou algumas crianças para casa para ajudar e acolher no momento de tensão após o tiroteio.

"Eu achei que era um acidente. Próximo tem um morro e sempre as crianças caem de bicicleta. Nunca imaginei que seria um tiroteio. Quando cheguei aqui e vi as meninas se jogando pela janela do muro, eu entrei em pânico. O que eu fiz foi abraçar, acolher, gritar, entrar em pânico. Levei algumas para minha casa, fiz uma água com açúcar", disse.

Por nota, a Prefeitura de Aracruz informou que a ação de violência aconteceu na Escola da Rede estadual, a EEEFM Primo Bitti, e na escola particular, Centro Educacional Praia de Coqueiral (CEPC).

Segundo as primeiras informações, em uma das escolas, um homem armado, usando roupas camufladas, invadiu o local e efetuou vários disparos. Em seguida, o suspeito fugiu. O crime aconteceu por volta das 10 horas.

Veja o video do momento do ataque