Folha.com | 1 de agosto de 2011 - 14:32

Ciclista italiano é expulso da Volta do Rio por racismo

Por causa de um episódio de racismo durante uma das etapas do Tour do Rio de ciclismo, neste sábado (30), um ciclista italiano foi convidado a sair do torneio.

Enquanto as equipes percorriam o trecho entre Teresópolis (região serrana) e Rio das Ostras (região dos lagos), o italiano Marco Caledan, da Trevigiani, teria pedido para o brasileiro Renato Santos, da DataRo, puxar o pelotão e este alegou que estava cansado e que não iria fazê-lo.

Segundo a assessoria de imprensa do evento Coledan começou a xingar Santos e testemunhas ouviram-no pronunciar, em italiano, a expressão "negro asqueroso".

E de acordo com a assessoria, a organização se reuniu com os comissários da prova e a UCI (União Internacional de Ciclismo), que decidiram pela exclusão do italiano da largada deste domingo. A equipe Trevigiani também não será mais convidada a participar do torneio.

O técnico de Marco Coledan, Mirko Rossatto, afirmou que este tipo de xingamento é comum na Itália e que lá não é considerado racismo.

"Houve uma briga como em qualquer outra corrida. Na Itália essa situação é comum, mas foi uma decisão da organização, e a gente aceita. Renato ofendeu o Marco, e o Marco respondeu com uma palavra que na Itália não tem o menor significado racista", afirmou Rossatto.

Renato Santos afirmou que ainda não havia pensado se levaria o caso à frente, fazendo uma denúncia contra o rival na polícia. Procurado, Marco Coledan não quis comentar o caso.

A vitória da Volta do Rio (total de 800 km) ficou com o colombiano Juan Suárez, com o tempo de 18 horas, 42 minutos e 24 segundos. Em segundo e terceiro ficaram outros dois ciclistas da Colômbia: Jaime Castañeda e Edward Beltrán.

A prova internacional, considerada a maior do gênero na América do Sul, reúne as maiores equipes, que viajam por cinco dias entre os municípios de Angra dos Reis, Três Rios, Friburgo, Cabo Frio e Rio de Janeiro.