Midiamax | 29 de julho de 2011 - 17:18

Ministério publica zoneamento agrícola para plantio da soja em MS

O Coordenador Geral de Zoneamento Agropecuário aprovou o Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cultura de soja no Estado de Mato Grosso do Sul, para a safra de 2011/ 2012, conforme publicação no Diário Oficial da União desta sexta-feira (29).

Conforme levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) de junho do mês passado, o Estado cultivou uma área de 1,7 milhão de hectares de soja na safra 2010/2011 com uma produção de 5,0 milhões de toneladas.

A pesquisa aponta que a precipitação pluvial, temperatura do ar e fotoperíodo são os elementos climáticos que mais influenciam na produção da soja. O objetivo do zoneamento agrícola é identificar os municípios que estão mais aptos à adaptação e os períodos de plantio com menor risco climático para o cultivo do milho no Estado.

Essa identificação é realizada com base em um modelo de balanço hídrico da cultura. Foram considerados aptos os municípios que apresentaram no mínimo, em 20% de seu território um Índice de Satisfação de Necessidade de Água (ISNA) maior ou igual a 0,60 em 80% dos anos avaliados, uma vez que a disponibilidade de água é importante, principalmente nos períodos de desenvolvimento da cultura, com a germinação, emergência, floração e enchimento de grãos.

Não são indicadas para o cultivo, áreas de preservação obrigatória de acordo com a Lei 4.771/65 (Código Florestal) e áreas com solos que apresentam profundidade inferior a 50 centímetros ou com solos com presença de cascalhos.