Dourados News | 29 de julho de 2011 - 14:30

Levantamento mostra que seis em cada dez famílias estão com as contas atrasadas

Levantemento mostra que seis em cada dez famílias estão com contas atrasadas há mais de 60 dias. O apelo do consumo e as facilidades para pagar acabam contribuindo para esse quadro.

A fatura do cartão de crédito não é mais motivo de preocupação para a família do operador de caixa Luciano Dias, mas nem sempre foi assim. No ano passado as despesas da casa aumentaram, e a solução encotrada foi usar todo o limite dos dois cartões. Ele diz que cometeu outro erro grave na hora de controlar as contas: só pagava o valor mínimo da fatura. "Achando que assim estava quitando, mas pelo contrário, depois é que o juro vinha", conta.

O que aconteceu com Luciano é uma situação que se repete por todo o país, de acordo com uma pesquisa feita pela Confederação Nacional do Comércio. Entre as familias com renda de até 10 salários mínimos, 75% não conseguem pagar as despesas feitas com cartão de crédito.

Para evitar dívidas com o cartão, o economista Fábio Castilho afirma que é preciso planejar os gastos de acordo com a renda familiar. "Você pode ter uma qualidade de vida boa sem passar aperto", afirma.

Além do cartão de crédito, quase 22% das famílias também ficaram endividadas com os carnês de lojas e 11% com os financiamentos de veículos.