Folha.com | 29 de julho de 2011 - 13:33

Supremacia numérica dos humanos acelerou fim de neandertais

O aumento populacional dos homens modernos pode ter sido um dos principais motivos que levou ao desaparecimento dos neandertais, afirma um novo estudo publicado nesta sexta-feira na revista "Science".

Segunda a estimativa dos dois autores da pesquisa, para cada neandertal havia até dez homens modernos.

O resultado dessa proporção numérica é que os segundos levavam vantagem, por exemplo, na disputa de comida ou de abrigo cerca de 40 mil anos atrás. Colaborou ainda para isso o fato de os homens modernos terem sido um grupo social bem mais organizado.

Os pesquisadores Paul Mellars e Jennifer French, da Universidade de Cambridge (Reino Unido), afirmam que os humanos eram também mais evoluídos.

Eles teriam melhores instrumentos para caçar e conheciam formas mais avançadas para estocar alimentos durante o inverno, entre outras habilidades.

As análises se deram em uma região ao sudeste da França, onde evidências de ferramentas e restos de animais sugerem que os homens modernos eram muito maiores em número do que os neandertais.

O trabalho da dupla, porém, recebeu críticas por parte de especialistas, que dizem que a abordagem já consta em pesquisas anteriores.

O professor Joao Zilhao, da Universidade de Barceloa (Espanha), argumentou que os métodos usados no estudo estavam ultrapassados. Ele acrescentou também que evidências genéticas e paleontológicas já mostraram que houve assimilação e não substituição dos neandertais.