Redação Bonito Informa | 11 de agosto de 2022 - 10:30 Literatura Brasileira

Poeta Emanuel Marinho estará hoje em Bonito, na escola Estadual BCG.

Dia 9 de agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas, será a data perfeita para a realização, no auditório da Unidade Universitária da UEMS, em Jardim, do mais novo espetáculo do poeta Emmanuel Marinho, PEQUENA ÓPERA, um evento que vem contribuir com esse gesto de memória e de reconhecimento, com beleza, poesia, coragem, resistência e luta. O marco alusivo a esses povos é o ato simbólico da travessia desses tempos antagônicos e sombrios...

Enquanto a literatura engendra na linguagem verbal escrita os discursos dissonantes ao status quo, o teatro reverbera esse discurso na materialidade acústica da voz e do corpo presente do artista. Somos colocados diante de um Real caótico, tão bem retratado nessa narrativa poética de uma dura realidade, com descrições primorosas e tocantes... não se tem lugar mais profícuo à ressonância das vozes que se levantam do que a Arte.

Esta é a tônica do Projeto de Extensão “Cultura e Arte por toda parte”, coordenado pela Profa. Rita de Cássia Pacheco Limberti, da Unidade Universitária da UEMS de Jardim, que consiste em promover eventos e espetáculos artísticos e culturais, de modo a proporcionar às diversas camadas sociais da comunidade, o acesso à arte e à cultura, mediado pelos acadêmicos, aprimorando sua formação humanitária e cidadã. O espetáculo teatral PEQUENA ÓPERA, do poeta Emmanuel Marinho, baseado em seu livro homônimo, é uma das mais importantes ações do projeto, pois, além de ser realizado no interior da Universidade (com as portas abertas à comunidade), será levado também a escolas públicas de ensino médio e fundamental, em Guia Lopes da Laguna e em Bonito, com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul.

Emmanuel Marinho, um dos maiores poetas brasileiros da atualidade, é um convidado especialíssimo, pois vem totalmente ao encontro do caráter social do projeto: difusão capilar da arte e da cultura. Poeta e ator desde a adolescência, sempre se apresentou em escolas de todo o estado e pelo país, atravessando e formando gerações de leitores com projetos de teatro, poesia e de incentivo à leitura. Capaz de verbalizar o indizível, o Poeta Emmanuel, que se consagrou por sua “voz de veludo e dedo na ferida”, derrama, em seu espetáculo, as angústias do homem desse tempo de então, que é o poeta e pode ser vada um de nós.

No espetáculo, o poeta e dramaturgo Emmanuel Marinho assume a batuta com sua usual maestria, criando narrativamente arranjos dissonantes (cenas fortes) em ritmos sincopados (tiros e ruídos assustadores), para reger a flagrante desarmonia captada, por ele, do Real. Nasce, então, uma Pequena Ópera, uma Opereta, que consiste num espetáculo teatral compacto, menor que a Ópera Buffa, derivado dela, composto por falas e cantos que se alternam. Caracterizadas, principalmente, por diferenciarem-se da Ópera Séria, que aborda com padrões formais rígidos temas míticos, heroicos ou da realeza, a Ópera Buffa e a Pequena Ópera abordam os temas sociais com senso crítico e crueza.

Tendo já realizado inúmeros espetáculos e perfórmances em teatros, feiras, ruas, praças, prisões, aldeias indígenas, escolas – onde costumeiramente se apresenta -, desta vez a genialidade do poeta ator produz um espetáculo teatral inovador: sua voz vai compondo o cenário, os personagens, os fatos, na fruição da narrativa do texto, proporcionando rara e insólita experiência sinestésica, plurisensorial, capaz de aguçar a imaginação e despertar as mais fortes emoções. Espetacular, caótica, apocalíptica, a Pequena Ópera inspira-se no seu espaço e no seu tempo; então, quedam atônitas as pessoas da plateia, pois deparam com sua própria realidade e se percebem como seus personagens.  Imperdível.

 

Serviço:

PEQUENA ÓPERA
de Emmanuel Marinho
Espetáculo poético teatral
 

 

Dia 11 de agosto de 2022
Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes (tarde)
Bonito – MS
 
Realização
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
 
Apoio
FUNDAÇÃO DE CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE CIDADANIA E CULTURA
ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL