Folha.com | 28 de julho de 2011 - 18:03

Ollanta Humala toma posse como novo presidente do Peru

O esquerdista Ollanta Humala, 49, tomou posse nesta quinta-feira como novo presidente do Peru, em uma cerimônia realizada na sede do Congresso em Lima.

"Juro pela pátria que exercerei fielmente o cargo de presidente da República, que a nação me confiou pelo período presidencial 2011-2016.", afirmou ante o presidente do Congresso, Daniel Abugattás, de vários chefes de Estado e delegações de mais de uma centena de países.

"Que defenderei a soberania nacional, a ordem constitucional e a integridade física e moral da república e suas instituições democráticas, honrando o espírito, os princípios e valores da Constituição de 1979", afirmou.

"Lutarei incansavelmente para conseguir a inclusão social dos mais pobres", declarou em seu juramento. Ele também garantiu que respeitará a liberdade de expressão e os princípios da Constituição peruana de 1979.

"Necessitamos de mais Estado, mais pátria e que a corrupção seja sancionada", continuou Humala em seu discurso.

Ele ainda afirmou que vai cumprir com sua promessa "de fazer deste país, do meu Peru, um lugar onde todos desfrutem do mesmo direito à plenitude e à dignidade, a uma vida digna e a uma velhice protegida".

Mais cedo, o ex-presidente do Peru Alan García (2005-2011) entregou a faixa presidencial a um alto funcionário militar ao deixar definitivamente o palácio de governo sem assistir à cerimônia de posse de Humala no Congresso.

O gesto, sem precedentes na história peruana, oficializou sua saída da Presidência do Peru.

García se dirigiu até a entrada do palácio ao lado de seus ministros logo após participar da tradicional Misa y Te Deum, na Catedral de Lima, e entregou a faixa ao chefe da Casa Militar, o general do Exército Jaime Araujo. Em seguida, foi para sua casa em uma caminhonete com vidros escuros, acompanhado de seguranças.

Ele já havia anunciado há uns dias que não participaria da cerimônia de posse de Humala para não ser vaiado pela oposição, como ocorreu em 1990, quando García concluiu seu primeiro mandato como presidente do Peru.

Com a mudança no protocolo da cerimônia, García deveria ter entregado a faixa para o presidente do Congresso, Daniel Abugattas, que teria que leva-la até a sede do Parlamento, antes da chegada de Humala.

Logo após de ler o juramento como novo chefe de Estado do Peru, Humala recebeu outra versão da faixa presidencial das mãos de Abugattas.