ROGÉRIO SANCHES / BONITO INFORMA | 21 de mar�o de 2022 - 08:28 BONITO - ESCOLA FALCÃO

Protagonismo Juvenil: Escola Falcão de Bonito divulga cronograma para formação do Grêmio Estudantil

BONITO - ESCOLA FALCÃO - Foto: Fabio Luis

Protagonismo Juvenil: Escola Falcão de Bonito divulga cronograma para formação do Grêmio Estudantil e fala sobre a importância da participação dos estudantes.

A Escola Estadual Luiz da Costa Falcão, localizada no município de Bonito tem o protagonismo juvenil como prioridade para o ano de 2022.

Compreendendo que muita coisa mudou na educação e na sociedade, principalmente pós-pandemia, a direção, acompanhado do colegiado escolar, entendem a necessidade de acompanhar essa evolução e oferecer cada vez mais um ensino de qualidade, democrático e participativo.

Considerando isso, a escola dá início aos procedimentos e divulga o cronograma para a formação do Grêmio Estudantil.

O Grêmio Estudantil tem muito a contribuir com a escola, além de ser um importante espaço de aprendizagem, de cidadania, de convivência, de responsabilidade, de solidariedade, de respeito e de afetividade que transforma a vida dos estudantes.

Cronograma

21/03 a 25/03 – Ação de Conscientização / Mobilização sobre o Protagonismo Juvenil e o Grêmio

24/03 e 25/03 – Divulgação do Processo Eleitoral na unidade escolar

28/03 e 29/03 - Formação da Comissão Pró-Grêmio Colegiado Escolar

30/03 – Assembleia Geral para apresentar os Membros da Comissão Pró-Grêmio; definir o nome do Grêmio, aprovar o estatuto, escolher os membros da Comissão Eleitoral e informar o cronograma do processo de eleição.

31/03 e 01/04 - Registro das Inscrições das Chapas Comissão Eleitoral

04/04 a 07/04 - Campanha eleitoral das chapas

07/04 - Assembleia Geral: Debate entre as chapas

08/04 – Eleição do Grêmio Estudantil

11/04 – Divulgação do resultado

13/04 – Cerimônia de posse

O que é protagonismo juvenil?

A ideia do protagonismo juvenil não é recente e o termo pode ser atribuído ao pedagogo mineiro Antonio Carlos Gomes da Costa onde o autor define o protagonismo juvenil como o envolvimento do jovem estudante em atividades que vão além do seu universo pessoal e familiar, gerando efeitos na vida em sociedade, presente na obra Protagonismo Juvenil – adolescência, educação e participação democrática.

Protagonismo juvenil na BNCC

Nos últimos anos muito tem-se discutido sobre o protagonismo juvenil. Grande parcela desse debate se deve à Base Nacional Comum Curricular. A ideia do protagonismo permeia todo o texto da BNCC, aparecendo nas competências gerais e específicas desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

A Base ainda relaciona a ideia de protagonismo a outros conceitos, como a educação integral e o projeto de vida dos estudantes. Para esclarecer: uma proposta de educação integral visa o desenvolvimento global do estudante em todas as suas dimensões (física, cognitiva, afetiva, social, cultural). Por isso, “ A BNCC está comprometida se refere à construção intencional de processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e, também, com os desafios da sociedade contemporânea.” (BNCC)

A BNCC enxerga também nos meios digitais mais uma possibilidade para fomentar o protagonismo, valendo-se de espaços e linguagens próprias dos jovens. O conceito aparece, inclusive, entre as dez competências gerais da Base:

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. (BNCC)