Boni Miranda - Bonito Informa | 26 de julho de 2011 - 12:18 Arrecadação

Aumento da arrecadação do IPTU em 2011 em Bonito é estimado em 10%

Conde

O aumento na arrecadação do IPTU em 2011 é considerado como certo pela Secretaria de Administração e Finanças de Bonito este ano. O percentual estimado é de cerca de 10%, considerando a inflação do período, num comparativo com o ano anterior, 2010. O percentual é suficiente para a meta estabelecida no início do ano seja atingida.

De acordo com o diretor do departamento de Tributação da prefeitura, Osmar Jacques Teixeira, o número de contribuintes que paga seus impostos “em dia” no município tem apresentado aumento progressivo há cerca de 5 anos. “Na realidade, 2011, não é um fato isolado, nós temos registrado esse comportamento positivo já há algum tempo, e eu acredito que isso se deve principalmente a dois fatores: às campanhas de regularização que foram realizadas por nós, como o caso do REFIC e  também claro, pelo crescimento de investimentos em  infraestrutura em Bonito”.

“Desde 2005 nós adotamos um sistema de incentivos nesse setor. A Campanha IPTU Dá Prêmios, por exemplo, tem como carro-chefe incentivar o bom contribuinte, aquele que paga seus impostos no dia correto, premiando essas pessoas através de sorteio. Da mesma forma, o sistema do Refic, que foi adotado já por duas vezes, de dezembro de 2005 a dezembro de 2006 e de outubro de 2007 à novembro de 2008, que promoveu a recuperação do crédito fiscal permitindo a regularização do contribuinte com desconto de todas as multas ou juros que estivessem pendentes”.

Para o prefeito José Arthur Figueiredo, esses índices são muito importantes uma vez que os recursos oriundos do IPTU são essenciais para o crescimento do município. “Na realidade, toda a nossa arrecadação é destinada à contrapartida de obras ou à obras que são realizadas com recursos exclusivos do município, o que significa dizer, que seja em uma quadra de asfalto ou na reforma de uma escola, em todo lugar o contribuinte vai encontrar dinheiro do IPTU. E claro, se aumenta a arrecadação nós podemos investir mais, a cidade cresce e a qualidade de vida melhora.