O Globo | 25 de julho de 2011 - 08:44

Peru vence Venezuela e garante o terceiro lugar na Copa América

Na decisão do terceiro lugar da Copa América 2011, o Peru não deu chances à zebra venezuelana e goleou por 4 a 1.

A seleção peruana, que, ao começar o torneio, era considerada uma das azaronas, fez uma grande partida, e pressionou o adversário durante os 90 minutos.

O primeiro gol, no entanto, só saiu no fim da primeira etapa. Em um contra-ataque muito bem armado, a equipe peruana aproveitou falha de marcação da fraca defesa venezuelana, e Chiroque, livre, só teve o trabalho de completar o cruzamento para o fundo da rede.

No segundo tempo, a Venezuela ameaçou reagir, mas, aos 14 minutos, Tomás Rincón conseguiu se tornar o primeiro jogador desta Copa América a ser expulso duas vezes, e, com um homem a mais, o Peru voltou a dominar a partida. Apenas cinco minutos depois da expulsão do capitão venezuelano, o Peru ampliou com Guerrero.

Em vantagem, a seleção peruana recuou, e a Venezuela descontou com Arango, aos 32 minutos.

Os minutos finais do jogo foram eletrizantes. A Venezuela quase empatou após Fernández dar rebote em cobrança de falta, mas Chichero mandou a bola para fora.

Aos 44, Guerrero arrancou em velocidade e chutou cruzado, sacramentando a vitória peruana. Três minutos depois, ele recebeu na entrada da área e fez mais um, seu quinto gol na competição, se isolando na artilharia da Copa América.