Jornal do Brasil | 22 de julho de 2011 - 16:17

Grupo terrorista islâmico assume autoria de atentado em Oslo, diz NYT

A grande explosão que atingiu o centro de Oslo, capital da Noruega, deixando ao menos sete pessoas mortas, e os tiros proferidos contra um grupo do Partido Trabalhista da Noruega, parecem ter sido um atentado terrorista de autoria do grupo Jihad. Apesar de, inicialmente, a polícia não ter ligado a explosão a um ataque terrorista, a imagem de um carro tão estilhaçado que mal dava para identificar a cor e o modelo aumentou as suspeitas de que a bomba teria sido colocada ali.

O grupo terrorista Ansar al-Jihad al-Alami, ou Ajudantes Globais de Jihad, publicou uma declaração se responsabilizando pelos ataques, de acordo com Will McCants, analista de terrorismo da C.N.A., instituto que estuda as forças terroristas. A mensagem dizia que o ataque foi uma resposta à presença das forças norueguesas no Afeganistão e a insultos não especificados ao profeta Muhammad. As informações são do jornal The New York Times.

"Havíamos avisado desde as invasões em Estocolmo. O que vocês estão vendo é apenas o começo. Ainda há mais por vir", diz o grupo, de acordo com a tradução de McCants.

A Noruega tem um pequeno contingente no Afeganistão e foi apontado por Ayman al-Zawahri, líder da Al Qaeda, como alvo em potencial. Muçulmanos que vivem no país condenaram duramente os ataques.

“Esta é a minha casa. Eu condeno estes ataques e o Conselho Muçulmano da Noruega também condena, não importa quem esteja por trás disso", afirmou Mehtab Afsar, secretário geral do Conselho.