JD1 | 27 de julho de 2021 - 17:49 FRIO CHEGA CHEGANDO

Frio intenso com geadas e temperatura de até -5° entre quarta e sexta em MS

A tão temida e esperada onda de frio chegou a Mato Grosso do Sul

Frio de gelar os ossos chega a MS e há possibilidade de geada no sul do estado (G1)

A tão temida e esperada onda de frio chegou a Mato Grosso do Sul ao final da manhã hoje, derrubou as temperaturas, deixou o céu cinza e promete ser a mais forte deste ano, com previsão de geadas no estado e até mesmo de neve em outras regiões do Brasil. 

De acordo com Valesca Fernandes, coordenadora do Centro de Monitoramento do tempo e do clima (Cemtec), há previsão de pancadas de chuva e trovoadas isoladas para a região sul de MS devido à instabilidades provocadas pela frente fria. 

A frente fria que chegou hoje vem seguida de uma massa de ar polar que deve chegar nos próximos dias, promovendo um declínio ainda maior de temperatura. As temperaturas mais baixas, tanto para mínimas, quanto para máximas, no entanto, devem ser registradas já entre quarta-feira (28) e sexta-feira (30).

Já o meteorologista Natálio Abrahão aponta para o risco de geada negra, que é quando as temperaturas atingem valores negativos e ocorre o congelamento da seiva das plantas, o que pode afetar produtores rurais. 

Natálio alerta, ainda, para umidade relativa do ar, que deve ficar abaixo de 20% após a passagem da massa de ar polar, o que pode aumentar os focos de queimadas no Pantanal, já que com o frio a vegetação seca ainda mais e favorece a queima.

As mínimas previstas na Capital são de 5ºC na quinta-feira, 7ºC na sexta-feira e 9ºC no sábado. Algumas cidades do sul do estado podem registrar temperaturas negativas, como é o caso de Sete Quedas, que deve ter as temperaturas mais baixas e tem previsão de -1ºC e -5ºC na quinta-feira e sexta-feira, respectivamente.