30 de abril de 2021 - 10:23 ESPORTE

E essa? Neymar quer ser profissional de poker quando se retirar

Neymar é uma das grandes estrelas do futebol mundial, assim como o esportista brasileir

Neymar é uma das grandes estrelas do futebol mundial, assim como o esportista brasileiro mais famoso da atualidade. Aos 29 anos, o atacante do PSG ainda tem muitas temporadas de bom futebol pela frente, mas ele já sabe o que quer fazer quando se retirar dos relvados. De acordo com uma entrevista concedida ao portal de notícias francês CNews, o futuro de Neymar vai mesmo passar pelo poker, um jogo de cartas de casino que tem sido um dos maiores hobbies do craque da canarinha nos últimos anos.

Apaixonado pelo poker

Neymar descobriu o poker quando participou no Mundial de 2014, junto da seleção brasileira. Ele achou o jogo curioso e começou a jogar com seus amigos e em torneios online. Com o passar do tempo, desenvolveu suas habilidades na mesa de jogo, tendo mesmo chegado a ser notícia depois de ter vencido algumas competições através da Internet. O futebolista do PSG confessou que joga poker praticamente todos os dias e lamentou não ter mais tempo para investir nas cartas: uma realidade que deverá mudar assim que Neymar se retirar.
Neste momento, o sonho de Neymar no futebol passa por conquistar a Liga dos Campeões ao serviço do PSG. Em 2020, o time chegou muito perto da conquista, mas acabou por perder por 1-0 numa partida disputada em Lisboa, frente ao poderoso Bayern Munique. Em 2021, o PSG conseguiu ultrapassar o rival alemão nas quartas-de-final da competição, sendo que Neymar foi o melhor jogador em campo durante a partida da segunda mão, disputada em Paris.
Neymar já venceu 1 Liga dos Campeões, ao serviço do Barcelona, mas o PSG continua a ser um dos poucos gigantes do futebol europeu sem uma Champions em seu palmarés.
Os fãs de futebol brasileiro estão certamente a torcer pelo sucesso de Neymar, que procura também vencer pela primeira vez a Bola de Ouro (que destaca o melhor jogador do mundo). Entretanto, o craque brasileiro tem aproveitado seu tempo livre para relaxar, se preparar mentalmente para os jogos e... jogar poker.

As semelhanças entre o poker e o futebol

Na sua entrevista ao portal francês CNews, Neymar foi questionado acerca das semelhanças entre o futebol e o poker, e as suas conclusões não deixam de ser surpreendentes. Em ambos os jogos, Neymar considera que é crucial conseguir prever o comportamento dos adversários de modo a criar perigo. Além disso, tanto o futebol como o poker valorizam caraterísticas como a visão de jogo, o bom sentido de oportunidade e a capacidade de ler seus oponentes.
Quando questionado acerca de qual dos dois jogos era mais difícil, Neymar respondeu com muito humor. Ele revelou que não sabe qual é o pior, se "marcar um pênalti na final de uma competição ou fazer bluff." O atacante do PSG revelou que costuma se reunir com seus colegas de equipa para jogar poker, destacando mesmo o goleiro Keylor Navas e o meia Leandro Paredes como os seus parceiros mais habituais.
Quando questionado acerca de suas fraquezas no poker, Neymar respondeu que precisa "escolher melhor as mãos" que joga, "deixar de ser tão curioso" e se "controlar mais."

Onde posso aprender a jogar poker?

Você pode aprender a desenvolver sua habilidade no poker junto de amigos ou através da Internet. Em 2021, o poker é um jogo maioritariamente disputado online, e existem por isso centenas de milhares de diferentes conteúdos educativos na Internet. Um dos melhores blogs educativos de poker em português é o blog da 888, onde você pode aprender os conceitos básicos do jogo, mas também explorar termos mais complexos como bubble, kicker, muck ou tilt. Começar a jogar poker é muito simples, mas são precisas muitas horas de experiência para desenvolver suas capacidades totalmente e jogar contra os melhores.

Neymar não é caso único

Neymar não é o único craque da bola que aprecia uma boa partida de poker. O avançado dinamarquês Nicklas Bendtner confessou ser um apaixonado pelo poker, assim como o seu compatriota Thomas Gravesen, que chegou a vestir a camisola do Real Madrid. Alguns futebolistas chegaram mesmo a cumprir o sonho de Neymar e a desenvolver uma grande carreira no mundo do poker após se retirarem dos relvados. Um dos melhores exemplos vem de Inglaterra: é o caso do ex-goleador Teddy Sheringham, que fez mais de 100 jogos pelo Manchester United e que divide a sua atividade como treinador com uma carreira estável nas mesas de jogo.
Ronaldo Fenómeno, que brilhou ao serviço do Brasil e do Real Madrid, também é um apaixonado pelo poker. Ele já participou em vários torneios oficiais e assinou vários contratos promocionais com algumas das maiores marcas de poker do mundo. Outros futebolistas que já foram eleitos como embaixadores do poker incluem lendas como o português Cristiano Ronaldo, o goleiro italiano Gianluigi Buffon, o zagueiro espanhol Gerard Piqué ou o próprio Neymar.