9 de abril de 2021 - 10:16 ESPORTE PELO MUNDO

Raphinha: Fazendo a diferença no Elland Road

Foi uma temporada de estreia bem-sucedida até agora para o Leeds United

Foi uma temporada de estreia bem-sucedida até agora para o Leeds United. Uma vitória sobre o Fulham, ameaçado de rebaixamento no mês passado, viu os brancos subirem para 11º na tabela da Premier League - e chegar nos 10 primeiros certamente não está longe, especialmente se você olhar as últimas probabilidades da Betfair.

Marcar dois gols fora de casa, depois de uma sequência bastante tórrida de três jogos sem vitória, e sem um único gol marcado, foi o remédio de que Marcelo Bielsa e sua equipe do Leeds precisavam para a reta final.

Enquanto o artilheiro do clube, Patrick Bamford, abriu o placar, elevando a contagem para 14 gols na temporada, enquanto desafia a conquistar a chuteira de ouro da categoria, os aplausos também têm que ser de Raphinha. O jovem brasileiro marcou o gol vencedor no segundo tempo, garantindo que a ‘maldição de Londres’ fosse oficialmente quebrada. Isso mesmo, na 17ª vez de pedir em todas as competições, o Leeds finalmente venceu uma partida na capital - um recorde que remonta à última vitória em Londres, sobre o QPR, em dezembro de 2017!

Com a pausa internacional iminente, a vantagem do Leeds está praticamente garantida após a última partida, e eles enfrentam o Sheffield United, que está preso ao pé da tabela. Mas um homem parece estar fazendo toda a diferença.

Raphinha foi contratado do Rennes da Ligue 1 no último dia do prazo de transferência, e ele marcou seis gols até o momento nesta temporada, além de marcar cinco assistências. Suas atuações não passaram despercebidas, com o meio-campista nomeado recentemente para o prêmio de Jogador do Mês de fevereiro - que posteriormente foi para Ilkay Gundogan do Manchester City. Ele também está chamando a atenção de outros clubes da Premier League e parece muito mais valioso do que os £17 milhões que Leeds pagou por seus serviços.

Mas não se trata apenas das chances que ele cria e das que ele converte, é também devido à sua habilidade. Raphinha tem aquele jeito brasileiro típico, o que lhe permite fazer jogadas entusiasmantes - com destaque para o fato de ele fazer mais dribles do que seus companheiros - além de constantemente botar os adversários na correria. Não há como negar que se enquadra perfeitamente no estilo de futebol de Biela - cheio de energia, ofensivo e sem medo do adversário, seja qual for a sua qualidade.

O jogador de 24 anos pode ter levado algum tempo para entender as demandas da Premier League inglesa - afinal, levou mais de um mês após sua estreia para garantir o primeiro gol da Premier League. Mas depois de um início devagar ele parece chamar a atenção a cada jogo. E ele tem esperança de que seja nesse patamar - jogando no mais alto nível - o que o ajudará a viver seu sonho de jogar pela Seleção. Ele recentemente falou à imprensa inglesa:

“Meu foco principal no momento é sempre o clube e fazer o meu melhor aqui, trabalhando muito duro e dando tudo”.

“Como jogador brasileiro, e como qualquer outro brasileiro, sonho em representá-los e vestir a camisa do meu país.”

“Se a chance aparecer, eu abraçaria essa oportunidade e aproveitaria ao máximo.”

Depois de assinar um contrato de quatro anos, os torcedores do Leeds estão esperançosos de que seu complicado ala mantenha o ritmo, e quem sabe o que eles podem alcançar, depois de uma temporada sólida de volta à primeira divisão.