Folha.com | 19 de julho de 2011 - 08:17

Polícia diz que 15 hóspedes foram assaltados em hotel de luxo no Rio de Janeiro

A delegada titular da Deat (Delegacia Especial de Apoio ao Turismo), Renata Teixeira de Assis, afirmou na tarde desta segunda-feira que 15 hóspedes foram assaltados durante o arrastão em um hotel de luxo na região de Santa Teresa, no centro do Rio, na madrugada desta segunda-feira. Entre as vítimas estão turistas brasileiros, americanos, espanhóis e holandeses.

A informação inicial era de que cerca de 30 turistas tinham sido assaltados. A ação, segundo a delegada, durou cerca de uma hora e meia. Quatro criminosos, três encapuzados, pularam o muro da frente do hotel, na rua Almirante Alexandrino, por volta das 3h30 e teriam ficado até 5h.

A delegada informou que investiga se um quinto criminoso participou da ação aguardando os outros do lado de fora do hotel. Assis não confirmou, mas também não descartou a participação de um ex-funcionário.

"Nós não chegamos a conclusão nenhuma. Estamos investigando, a equipe ainda está no local, e não descartamos nenhuma hipótese", afirmou a delegada.

Segundo o comandante Edilson Moraes Filho do 5º Batalhão (Praça da Harmonia), testemunhas disseram que mesmo com o criminoso encapuzado foi possível identificar características de um ex-funcionário nele. Além disso, o grupo sabia onde estavam algumas das câmeras de segurança no momento em que entraram.

A polícia está fazendo o retrato falado de um dos suspeitos do crime. De acordo com a delegada, funcionários e vítimas ajudaram no desenho.

Os assaltantes fugiram em um carro Brava de cor prata de um funcionário do hotel. Assis disse que o carro ainda não foi localizado, mas que a polícia está fazendo buscar para tentar encontrar o veículo.

As imagens das câmeras de segurança do hotel já foram entregues à polícia. A delegada afirmou que alguns fios do circuito interno de segurança foram cortados pelos criminosos, mas que as imagens não foram prejudicadas.

A delegada também informou que também irá ouvir vizinhos do hotel e pessoas que passaval pelo local no momento do crime.

Os nomes das vítimas não serão divulgados. Segundo a polícia, ninguém ficou ferido.

O hotel fica a cerca de 250 metros de uma delegacia da Polícia Civil e a 150 metros de um batalhão da PM. Estavam hospedados no hotel, no momento do roubo, membros da comissão organizadora dos Jogos Mundiais Militares e executivos da Nike.

No início do ano, a cantora inglesa Amy Winehouse ficou hospedada no mesmo hotel quando veio ao Rio de Janeiro. As diárias do estabelecimento variam entre R$ 800 e R$ 3.100.

A pousada está localizada nas proximidades de um complexo de favelas que foi ocupado pela Polícia Militar em fevereiro e teve uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) instalada.