Jornal do Brasil | 18 de julho de 2011 - 14:47

Atividades físicas no inverno precisam de cuidado, alertam médicos

Os atletas de fim de semana devem ficar atentos às quedas de temperatura. Com a chegada do inverno, o vento frio e o ar seco podem pegar até mesmo os esportistas mais experientes de surpresa. Segundo os especialistas, durante essa época do ano, é preciso ficar de olho nas respostas do corpo à atividade física.

O médico de esporte Nabil Ghorayeb, cardiologista do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, explica que, assim como o calor extremo, o frio também é uma agressão ao corpo. Em temperaturas abaixo de 14 graus, o exercício intenso e sem cuidado pode aumentar a pressão arterial, diminuir os batimentos cardíacos, provocar arritmia cardíaca ou até uma hipotermia.

“A sensibilidade ao frio, captada pelas extremidades do corpo, ou seja, rosto, pés e mãos, também se refletem internamente”, explica. “Como resposta ao frio, os vasos sanguíneos se estreitam e, se a pessoa tiver uma doença nas coronárias, alguma obstrução desconhecida, isso pode desencadear um processo de angina (dores no peito devido à falta de oxigênio), infarto, derrame cerebral ou isquemia nas pernas (obstrução de artérias)”