Redação | 12 de novembro de 2020 - 15:35 TURISMO

IDB: visitantes se sentem seguros em Bonito; turismo segue à risca protocolos de biossegurança

Todo trade turístico trabalhou e continua trabalhando muito para tentar manter a saúde de todos os visitantes, colaboradores e moradores

Bonito, também conhecida como ‘A Capital do Ecoturismo’ tem deixado seus visitantes contentes com a segurança que está oferecendo a eles nesta difícil fase que o planeta vem enfrentando devido a pandemia da Covid-19.

A equipe de reportagem entrevistou alguns turistas que estiveram no município e eles alegaram que se sentiram seguros ao realizarem suas atividades. O turismo ficou parado há quase três meses e retornou com uma série de regras para manter a saúde dos visitantes e também dos moradores.

A empresária Thaís Venudo de 38 anos, visitou a cidade no último feriado de finados. Acompanhada do esposo, a paulista destacou a importância das medidas de prevenção à covid-19 adotadas no município e região.

“Realizamos três passeios, os quais tinham trilhas e paradas para o banho. Tudo foi muito bem pensado para evitar o contágio do vírus. O uso da máscara é obrigatório e a gente só conseguiu ficar sem usá-la durante os mergulhos nos rios. Todos os equipamentos são higienizados e os funcionários dos atrativos estão bem equipados e os lugares distribuem álcool em gel para os visitantes”, lembrou a empresária.

A professora Fabíola Garcia, de 43 anos, também elogiou a cidade e disse que pretende voltar em breve. Moradora da Capital de Mato Grosso do Sul, ela destacou a importância dos passeios serem realizados ao ar livre e com um pequeno grupo de pessoas.

“Gostei muito e pretendo voltar mais vezes à Bonito. Moro em Campo Grande e é tão perto, mas às vezes a correria do nosso dia- a dia não nos deixa fazer muitas coisas que gostamos. Grande parte dos passeios são realizados ao ar livre e com um pequeno grupo de turistas, fator que fez eu me sentir a vontade e segura”, explicou Fabíola.

PROTOCOLOS DE BIOSSEGURANÇA: TURISMO SEGURO

Há quatro meses Bonito reabriu as portas para o turismo, mas voltar com as atividades não foi nada fácil e contou com um árduo trabalho dos empresários e também do Poder Público. Durante o tempo que a cidade ficou fechada, juntamente com o Sistema S, o trade turístico da cidade elaborou sete protocolos de biossegurança, sendo um de cada segmento.

Todo turismo trabalhou muito para manter a segurança dos visitantes e de seus colaboradores. Atrativos, agências, hotéis, pousadas bares e restaurantes realizaram uma força-tarefa para conseguir seguir todas as regras estabelecidas nos protocolos de biossegurança.

Diminuir a capacidade de pessoas, uso de máscara obrigatório, fornecimento de álcool em gel e muitas outras medidas de prevenção estão entre as regras estabelecidas nos documentos.

BONITO SEGURO

Além de todas as medidas estabelecidas nos protocolos de biossegurança, mais de 600 empresários aderiram às consultorias de biossegurança do programa Bonito Seguro. Quando as empresas conseguem adotar todos os requisitos de biossegurança, elas recebem um selo de certificação, o qual, prova ao cliente que o estabelecimento está tomando todas as medidas de prevenção à covid-19.

REFORÇO DURANTE OS FERIADOS PROLONGADOS

Durante o último feriado prolongado, agentes do Sebrae- MS visitaram centenas de empresas de Bonito e região para reforçar as boas-práticas de biossegurança. A ação aconteceu antes e durante o feriado de finados e foi uma parceria das entidades do Sistema S, juntamente com governança do turismo local.