Diário MS | 12 de julho de 2011 - 11:48

Prefeito de Dourados, Murilo Zauith diz que vai para o PSB para se aproximar de Dilma

O prefeito de Dourados Murilo Zauith anunciou oficialmente na sexta-feira que vai mesmo deixar o DEM (Democratas) para ingressar no PSB (Partido Socialista Brasileiro). Um dos motivos que o levou a mudar de partido foi garantir mais proximidade com a presidente da República, Dilma Rousseff (PT).

Murilo acredita que o fato do DEM ser adversário do PT (Partido dos Trabalhadores) pode ser um entrave para conseguir recursos para Dourados, enquanto ele estiver como chefe do executivo municipal.“Quando se é parlamentar, você representa e defende aqueles que o elegeram. Mas, quando se é um administrador público, é preciso ser mais pragmático para atender as demandas do município”, afirmou Zauith.

Ele citou como exemplo um projeto que a prefeitura está pleiteando através do Provias (Programa de Intervenções Viárias) do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), de R$ 48 milhões, para asfaltamento. “Como administrador público, tenho projetos em que posso facilitar e muito estando no PSB”, disse Murilo.

O prefeito afirma que a decisão não está relacionada às eleições do ano que vem. “Não estou pensando em eleições agora, só em administrar Dourados. O ano eleitoral é 2012”, disse Zauith, que está em seu primeiro mandato na prefeitura.Sobre o ingresso em um partido socialista, Murilo diz que não terá muitas mudanças em suas ideologias enquanto político. “É socialista, mas é democrático. Acho que todos os partidos são voltados para a área social e este foi sempre o meu perfil como parlamentar e como vice-governador, sempre pensando no social e vai continuar da mesma forma”, disse ele ao Diário MS, no final da tarde de sexta-feira.


Já no sábado pela manhã, o prefeito se reuniu com os 4 vereadores do DEM em Dourados, mais o deputado estadual Zé Teixeira e outros integrantes do partido. Durante a reunião, ele anunciou sua decisão de mudar de partido e também se comprometeu a não esvaziar o Democratas no município.

SOCIALISTA

André Puccinelli (PMDB) comentou a troca de partido de seu ex-vice-governador. “Que Deus o tenha no PSB, agora vai ter que aprender a fazer plenária para pronunciamentos socialistas”, disse o chefe do executivo estadual.Segundo Puccinelli, a mudança de partido do prefeito não vai alterar o relacionamento entre o Estado e o Município. “Eu ajudei Dourados quando era o Tetila do PT, quando era o Artuzi do PDT e vou continuar, isso não tem relação com a sigla”, disse o governador.Zauith afirma que escolheu o PSB porque foi convidado para fazer parte da reestruturação do partido e que já participou, inclusive, de reuniões da diretoria em Brasília, algumas vezes.

O PSB é um partido menor que o Democratas e tem como foco a busca por mais representatividade. Na Assembleia Legislativa ele é representado pelo deputado Lauro Davi, que está em seu primeiro mandato. Na Câmara Federal, o partido não possui nenhum parlamentar eleito por Mato Grosso do Sul. Murilo é cogitado para assumir a presidência regional do partido.