Agência Câmara de Notícias | 12 de julho de 2011 - 15:44

Projeto permite cadastro de profissional de saúde em mais de 5 estabelecimentos

A Câmara dos Deputados, em Brasília, analisa proposta que susta parte de portaria do Ministério da Saúde para permitir o cadastramento, no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES), de profissionais liberais e trabalhadores autônomos da saúde em mais de cinco estabelecimentos não públicos.

Hoje, de acordo com a Portaria 134/11, da Secretaria de Atenção à Saúde, esse cadastramento só é possível após justificativa do gerente do estabelecimento de saúde validada pelo gestor municipal, estadual ou do DF.

O autor da proposta (Projeto de Decreto Legislativo 217/11), deputado Mendonça Filho (DEM-PE), argumenta que essa regra somente poderia ser estabelecida por lei. Além disso, segundo ele, a norma é contrária à Constituição porque limita o exercício da atividade profissional.

“Se jamais houve lei editada por esse Parlamento limitando a atuação profissional dos profissionais liberais ou trabalhadores autônomos da saúde – até porque uma lei dessas seria flagrantemente inconstitucional –, muito menos razão assiste ao Ministério da Saúde em limitar esse direito constitucional via normativo infralegal”, argumenta.