Revista Veja online | 12 de julho de 2011 - 09:46

Dados mostram que em site de paquera opostos não se atraem, diz pesquisa

Quando se trata de paquerar na web, os opostos não se atraem. É o que concluiu um estudo de pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Os cientistas reviraram dados de um grande site de namoro on-line e descobriram que seus usuários procuram candidatos com características semelhantes para iniciar uma relação.

Com base no número de mensagens recebidas, os cientistas mediram a popularidade de mais de 3.000 casais heterossexuais e analisaram cada caso. Resultado: usuários muito populares dão preferência a outros igualmente populares. Ao mesmo tempo, os usuários menos populares também tendem a escolher alvos com perfil semelhante.

Os pesquisadores realizaram então uma outra análise com mais de um milhão de usuários e encontraram resultados semelhantes: quando o assunto é paquerar na internet, os usuários tendem a manter distância de perfis de popularidade muito maior ou muito menor que a sua.

A pesquisa, feita pelo Berkley Online Relationship Lab da Universidade da Califórnia, reforça nas redes sociais conclusões tiradas de estudos anteriores para os relacionamentos fora da internet. No ano passado, um equipe da Michigan State University entrevistou 1.296 casais e e chegou a resultados similares para explicar a formação dos pares.