BONITO INFORMA COM ASSESSORIA | 14 de julho de 2020 - 15:46 BONITO - MS - COMBATE A DENGUE

Cerca de 680 proprietários são notificados para limpeza de terrenos em 2020 em Bonito (MS)

Cerca de 680 proprietários são notificados para limpeza de terrenos em 2020 em Bonito (MS)

FOTOS: ASSESSORIA PREFEITURA MUNICIPAL

A Vigilância Sanitária de Bonito tem realizado trabalhos intensivos para manter a cidade limpa e diminuir os índices de doenças causadas pelo Aedes Aegypti, principalmente a dengue, que nos dois primeiros meses do ano, deixou o município em alerta pelo grande número de notificações.

Conforme José Estevam, responsável pela fiscalização dos terrenos no município, entre janeiro e julho já foram emitidas 682 notificações sob terrenos sujos e entre maio e julho, a Prefeitura realizou a limpeza de outros 182. "Essas ações são importantes para que a comunidade entenda que um trabalho conjunto gera resultados positivos. Nós diminuímos significativamente os casos de dengue nos últimos meses e isso também é mérito do morador, que busca manter seu quintal limpo. Os resultados reforçam ainda, que mesmo em meio à pandemia, a Vigilância continua mantendo seus trabalhos em outras frentes".

Terreno limpo pela equipe da Vigilância Sanitária

O município registrou até agora, 519 casos confirmados de dengue, mas segundo Mariana Corrêa, diretora de Departamento de Vigilância em Saúde do município, a maioria dos casos foram no inicio do ano, devido a ausência de materiais necessários para combate ao Aedes aegypti, como o inseticida utilizado para o controle químico destes casos.

"Nos três primeiros meses de 2020 nós tivemos 510 casos confirmados, mas com os trabalhos de controle mecânico em toda a cidade, com a equipe de apoio montada desde 2017, que trabalha na remoção de depósitos que possam servir de criadouro e proliferação do vetor Aedes, aliado ao fumacê pesado, as notificações diminuíram muito e entre abril e a primeira semana de julho, tivemos apenas 9 casos", reforça.

É válido lembrar, que conforme a Lei 4.812, de 7 de janeiro de 2016, o proprietário que não realizar a limpeza de suas propriedades, pode ser multado em 200 Uferms (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul), o que corresponde a aproximadamente R$ 5,8 mil.

Comunidade precisa fazer sua parte para que os índices continuem baixos

"O processo acontece da seguinte forma: primeiro notifica-se a pessoa via Correio. Após receber a notificação, ela tem 10 dias para realizar a limpeza do terreno ou imóvel. Caso não seja feita nesse prazo, será feito um auto de infração e será concedido ao proprietário mais 48 horas para limpar. Se mesmo assim isso não for feito, aí será aplicado a multa", detalha José Estavam.

É importante destacar ainda, que um mesmo proprietário não será notificado duas vezes em relação ao mesmo local. "A notificação é feita uma única vez e a partir daí ele tem por obrigação manter o terreno limpo. Se a fiscalização encontrar o local sujo um segunda vez, o proprietário é imediatamente multado", finaliza.