MS Notícias/assessoria | 9 de julho de 2011 - 11:12

Artesanato terá três novos projetos no 12º Festival de Inverno de Bonito

A Gerência de Artesanato da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, buscando dentro dos festivais dar maior visibilidade ao artesanato regional e nacional, propõe três novos projetos para serem executados no Festin 2011: “Mãos que Criam”, “Oficinas de Artesanato” e a “Mostra Brasil de Artesanato”.

A iniciativa vai ao encontro do princípio de desenvolver políticas públicas para o artesanato, e fomentar ações de valorização do produto e do fazer artesanal, proporcionando a geração de emprego e renda, e inclusão social. A gerência trabalha também como a meta de promover a organização de núcleos de artesanato nos municípios, a inclusão do artesanato sul-mato-grossense no mercado competitivo, a melhoria da qualidade de vida dos artesãos e a divulgação da cultura regional por meio do artesanato.

O Projeto Mãos que Criam é um espaço onde o visitante poderá conhecer de perto as técnicas e os processos produtivos mais tradicionais utilizados na produção artesanal brasileira. É o local onde mestres e artesãos transformam matérias primas em peças artesanais. Esta pode ser considerada uma ação de fomento à inclusão social, difusão da cultural local e agregação de valor.

No Projeto: Mostra Brasil de Artesanato o objetivo é possibilitar aos visitantes dos festivais conhecer e interagir com o artesanato brasileiro, promovendo um intercâmbio cultural. A realização da mostra será composta por espaços para a exposição dos trabalhos de dois Estados em cada festival. No ano de 2011, participam Ceará e Mato Grosso.

Com o Projeto Oficinas de Artesanato vão ser feitas oficinas rápidas de um dia de duração, para que os participantes tenham um contato maior com o artesanato, visando oferecer condições para que desenvolvam sua criatividade. Caso tenham interesse, os artesãos poderão fazer desse aprendizado uma forma de remuneração no futuro